Busca avançada
Ano de início
Entree


Padronização de questionário para avaliação de conhecimento sobre avulsão e reimplante dentário, validado pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Texto completo
Autor(es):
Lithiene Ribeiro Castilho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araçatuba. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba
Data de defesa:
Orientador: Maria Lúcia Marçal Mazza Sundefeld; Dalton Francisco de Andrade
Resumo

Este artigo relata a experiência da utilização da técnica de grupo focal para coletar dados de pesquisa em Odontologia. Esta técnica tem como objetivo utilizar a Técnica do Grupo Focal para adequação da terminologia do questionário sobre reimplante dentário, direcionado a escolares. Para isso, 2 grupos, com 10 alunos cada, sorteados aleatoriamente, foram formados com alunos a 6ª série de 2 escolas da rede pública da cidade de Araçatuba, SP, os quais foram abordados os seguintes temas: trauma dentário, com ênfase em avulsão e reimplante dentário. Após o desenvolvimento das discussões, foi possível observar que a maioria dos escolares desconhece o real sentido da palavra trauma dentário, associando este termo à “cárie no dente”, “mau hálito”, “dor de dente”, ”chupar o dedo”, “ir ao dentista”. As exceções foram os alunos que sofreram ou presenciaram este tipo de acidente; o mesmo deu-se para os demais termos técnicos analisados. Pode-se concluir que a Técnica do Grupo Focal como metodologia qualitativa é muito importante na adequação da terminologia de questionários, sendo possível individualizá-los, deixando-o compatível à realidade da população alvo a ser pesquisada. (AU)

Processo FAPESP: 06/54136-7 - Padronização de questionário para avaliação de conhecimento sobre reimplante dentário, validado pela Teoria de Resposta ao Item
Beneficiário:Lithiene Ribeiro Castilho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado