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Balada da praia dos cães: o desafiante romance policial de Cardoso Pires

Texto completo
Autor(es):
Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Sônia Helena de Oliveira Raymundo Piteri
Resumo

Este trabalho propõe-se a estudar Balada da Praia dos Cães (1982), de José Cardoso Pires, sob a perspectiva da paródia do romance policial, tendo em vista que essa obra utiliza-se de procedimentos típicos desse gênero para, a partir de dentro, subvertê-lo. A subversão manifesta-se, principalmente, pelo desvio no foco da narrativa, que deixa de ser a resolução do enigma, como no romance policial clássico, e passa a ser a construção do texto/inquérito por parte do detetive e do narrador, ou seja, a obra não tem como foco principal descobrir quem, como e por que ocorreu o crime, mas sim desvendar o processo de composição narrativa. Nesse sentido, pode-se dizer que o romance cardoseano engendra uma reflexão metalingüística que se desdobra em dois planos: por um lado, vemo-nos diante de um texto que nos revela os próprios mecanismos que o constroem, principalmente, pela recorrência e subversão do paradigma policial, e, por outro, temos um romance sobre o processo pelo qual o detetive elabora uma narrativa a partir das provas, indícios, etc. Tendo em vista essa configuração, destacam-se as instâncias do narrador e do autor, que instauram no romance uma rede de desconfianças que desestabilizam as noções de “verdade” e “autoridade” a partir do exame e questionamento dos mais diversos discursos que se fazem presentes na obra de Cardoso Pires. (AU)

Processo FAPESP: 07/57283-3 - Balada da praia dos caes: o insolito romance policial de cardoso pires.
Beneficiário:Fernando Henrique Crepaldi Cordeiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado