Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito da suplementação com anticorpos policlonais e/ou monensina sódica sobre a saúde ruminal de bovinos jovens confinados

Texto completo
Autor(es):
Luís Marcelo Nave Sarti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Mario de Beni Arrigoni; Paulo Roberto Leme
Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos dos anticorpos policlonais, preparados contra as bactérias ruminais Streptococcus bovis, Fusobacterium necrophorum, Lactobacillus e endotoxina, ou monensina sódica sobre perfil metabólico sanguíneo e variações na ingestão diária de matéria seca de bovinos jovens confinados com diferentes níveis de concentrado. Foram utilizados 72 animais Brangus, machos, não castrados, desmamados com nove meses de idade, com peso vivo médio inicial de 261,04 ± 34,73 kg divididos em 24 baias (3 animais/baia), com 6 repetições (baias) em cada tratamento. Todos os animais foram submetidos à mesma dieta (ad libitum), tipo de alojamento e manejo. As dietas apenas foram diferentes no tocante aos aditivos alimentares utilizados: controle (sem aditivo), monensina sódica - MON, anticorpos policlonais – PAP ou mistura de monensina sódica com anticorpos policlonais – MIX, estes, na forma de pó. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 2 com medidas repetidas no tempo, sendo os fatores: inclusão ou não de monensina sódica e inclusão ou não de anticorpos policlonais. Medidas de tempo foram tomadas de acordo com o período: adaptação, crescimento e terminação. Os dados de gasometria foram avaliados após 21 dias do início de cada período. A ingestão e a variação diária de matéria seca (IDMS e VIDMS, respectivamente) foram obtidas nos quatro primeiros dias após mudança do período de adaptação para crescimento e de crescimento para terminação. Não houve efeito (P<0,05) de aditivos para IDMS e VIDMS, apenas interação entre período e os 4 dias para as duas variáveis, com maior IDMS no dia 3 seguido de queda no dia 4 durante o período de crescimento e VIDMS nos quatro dias após mudança de dieta. Durante a terminação houve menor IDMS no dia 2 mas não foi observado VIDMS nos quatro primeiros... (AU)

Processo FAPESP: 08/52542-3 - Avaliacao ruminal, perfil metabolico sanguineo e flutuacoes de consumo de materia seca em bovinos jovens confinados suplementados com monensina sodica ou anticorpos policlonais.
Beneficiário:Luís Marcelo Nave Sarti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado