Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado


Desenvolvimento de metodologias analíticas para avaliação de cálcio, ferro e zinco ligados a proteínas de tecido hepático de Tilápia do Nilo(Oreochromis Niloticus )

Texto completo
Autor(es):
Paula Monteiro de Lima
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 48 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu.
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Roberto Ramos; Lincoln Carlos de Oliveira
Orientador: Pedro de Magalhães Padilha
Resumo

No presente trabalho foi feito uma análise qualitativa de cálcio, ferro e zinco em spots de proteínas de amostras de tecido hepático de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) por Fluorescência de Raios-X de Radiação Síncroton, após a separação das proteínas por Eletroforese Bidimensional em Gel de Poliacrilamida (2D-PAGE). Os espectros de fluorescência obtidos indicaram a presença de cálcio, ferro e zinco em doze, seis e oito spots protéicos das amostras de fígado, respectivamente. Os íons metálicos detectados nas amostras estão distribuídas principalmente em proteínas de massa molar menor que 45 kDa e com pI na faixa de 4,5 a 9,0. Além do cálcio, ferro e zinco foram detectados a presença de enxofre e fósforo, elementos não metálicos, que podem ser constituintes da estrutura das proteínas. As concentrações de cálcio, ferro e zinco ligados às proteínas foram determinadas por FAAS após a mineralização ácida dos spots protéicos, encontrando-se concentrações na faixa de 1,08 a 5,80 mg g-1, 2,02 a 8,03 mm g-1 e 1,60 a 8,55 mg g-1, respectivamente (AU)

Processo FAPESP: 08/55904-3 - Desenvolvimento de metodologias analiticas para avaliacao de calcio, ferro e zinco ligados a proteinas de tecidos muscular e hepatico de tilapia do nilo (oreochromis niloticus)
Beneficiário:Paula Monteiro de Lima
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado