Busca avançada
Ano de início
Entree


Série leituras infantis (1908-1919), de Francisco Vianna e a história do ensino da leitura no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Angélica Pall Oriani
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Marília. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Maria do Rosário Longo Mortatti
Resumo

Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação (Bolsa CNPq – abril de 2009 a fevereiro de 2010; Bolsa Fapesp – março a dezembro de 2010), vinculada às linhas Alfabetização e Ensino de língua portuguesa do Grupo de Pesquisa e Projeto Integrado de Pesquisa História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil, ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua e literatura no Brasil, focalizou-se a proposta para o ensino de leitura apresentada pelo professor Francisco Furtado Mendes Vianna (1876-1935) nos livros didáticos que integram a Série Leituras Infantis, a saber: Cartilha: leituras infantis [1912?]; Primeiros passos na leitura (1915); Leitura preparatória (1908); Primeiro livro de leituras infantis; Segundo livro de leituras infantis; Terceiro livro de leituras infantis; e Quarto livro de leituras infantis (Apanhados e factos hitóricos) (1919). Os livros que integram essa série foram publicados pela Livraria Francisco Alves (RJ), com sucessivas edições até pelo menos a década de 1960, tendo circulado em diferentes estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Paraná, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mediante abordagem histórica centrada em pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais e de leitura da bibliografia especializada sobre o tema, elaborou-se um instrumento de pesquisa contendo a bibliografia de e sobre Francisco Vianna e analisou-se a configuração textual dos livros que integram essa série, que consiste em enfocar os diferentes aspectos constitutivos de seu sentido. Concluiu-se que nos livros que integram essa série é apresentada... (AU)

Processo FAPESP: 09/04376-0 - Série Leituras Infantis (1908-1919), de Francisco Vianna, e a história do ensino da leitura no Brasil
Beneficiário:Angélica Pall Oriani
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado