Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeitos da administração tópica per-operatória da mitomicina C, em diferentes concentrações, sobre a cicatrização de mioplastias do reto dorsal do bulbo do olho de coelhos

Texto completo
Autor(es):
Fabrício Villela Mamede
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: José Luiz Laus
Resumo

Mioplastias extra-oculares podem ensejar aderências entre o músculo operado e os tecidos adjacentes, produzindo, não raro, estrabismos cicatriciais. Com intuito de se minimizar a ocorrência de aderências, investigaram-se os efeitos da mitomicina C (MMC), um antifibrótico, em concentrações ascendentes de 0,008, 0,02 e 0,04%, aplicada no per-operatório de mioplastias do reto dorsal do bulbo do olho de coelhos. Para tal, foram operados 56 animais, os quais foram divididos em sete grupos. Para o pós-operatório, instituíram-se limpeza com solução fisiológica das áreas operadas, profilaxia antimicrobiana e antiinflamatória, na forma de colírio. Procederam-se avaliações clínica, histológica, morfométrica e quanto à imunoistoquímica, em que se estudou o Fator de Crescimento Fibroblástico-básico (FGF-2). Encontraram-se, clinicamente, mais aderências nos olhos controle, comparativamente aos tratados, no entanto, sem significação estatística (p>5%). À histologia, verificou-se que a MMC ensejou retardo da cicatrização junto às áreas das mioplastias, notadamente no grupo que a recebeu, à concentração de 0,02%. A imunoistoquímica revelou marcação do FGF-2 em fibroblastos e macrófagos, indistintamente, entre os grupos. Com base nos resultados, permite-se admitir que a MMC, nas concentrações em que fora empregada, foi capaz de retardar a cicatrização e, por conseguinte, o estrabismo secundário, sem ensejar efeitos colaterais. (AU)

Processo FAPESP: 03/09527-0 - Emprego per-operatório da mitomicina C, como agente antifibriótico, em diferentes concentrações na profilaxia do estrabismo cicatricial: estudo experimental em coelhos (Oryctolagus cuniculus, Linnaeus, 1758)
Beneficiário:Fabricio Villela Mamede
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado