Busca avançada
Ano de início
Entree


Implantes de matrizes de colágeno isoladas ou associadas às células estromais mesenquimais multipotentes autólogas na reparação tendínea em ovinos

Texto completo
Autor(es):
María Cristina Hernández Tovar
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Silvana Martinez Baraldi Artoni; José Wanderley Cattelan
Resumo

Este projeto tem como proposta avaliar o comportamento biológico das células estromais mesenquimais multipotentes autólogas associadas ou não às matrizes de colágeno, na reconstrução tendínea. Optou-se em trabalhar com ovinos e, para isso, os ovinos foram submetidos à ferida no tendão flexor superficial do membro torácico esquerdo, que consistiu na realização de uma tenectomia parcial medindo 1,5cm de comprimento e 0,3cm de largura. Aos 30, 60 e 90 dias após o procedimento cirúrgico foram retirados os tendões flexores superficiais dos membros torácicos dos animais e os fragmentos colhidos foram destinados para procedimento histológico, e de microscopia eletrônica de varredura. Nas avaliações histopatológicas evidenciou-se aumento na quantidade de fibroblastos aos 30, 60 e 90 dias após a intervenção cirúrgica, além de uma desorganização severa da matriz colágena nos diferentes grupos. A microscopia eletrônica de varredura mostrou nos tendões do grupo controle (G1) aos 30, 60 e 90 dias após o procedimento cirúrgico, fibras colágenas finas, ramificadas com perda do arranjo, quando comparadas com as fibras colágenas do tendão normal. O grupo G2 apresentou melhor organização das fibras, porém similares às observadas no G1. Já no grupo G3 a melhor organização e arranjo das fibras colágenas foram evidentes. Dessa maneira, esses resultados permitem inferir que a engenharia de tecidos utilizando CTMs associadas a enxertos biológicos apresentam tratamento clínico promissor para a reparação de tendões (AU)

Processo FAPESP: 07/52637-1 - Efeito de implantes de celulas tronco e membranas de colageno em tendao flexor superficial do membro toracico de ovinos.
Beneficiário:Maria Cristina Hernandez Tovar
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado