Busca avançada
Ano de início
Entree


História do ensino de Geografia como campo de investigação: contribuições de Livia de Oliveira

Texto completo
Autor(es):
Geórgia Stefânia Picelli Laubstein Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: João Pedro Pezzato
Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender a institucionalização do Ensino de Geografia como uma área de pesquisas e a contribuição da professora Lívia de Oliveira nesse processo. Nossas investigações utilizam a metodologia proposta pela História Oral, a qual nos ajudou a trabalhar com as entrevistas realizadas com a professora Lívia. Os relatos biográficos da professora Lívia, são, portanto, o ponto de partida de nossas análises. No decorrer da pesquisa procuramos discutir temas sobre a Geografia e seu desenvolvimento como uma disciplina acadêmica e escolar, bem como a participação da professora Lívia na estruturação de uma vulgata para o Ensino de Geografia no contexto histórico e social estudados. As reflexões presentes nesta pesquisa nos mostram a existência de uma relação muito importante entre a produção acadêmica da professora Lívia e sua busca por inserção e manutenção no âmbito acadêmico. Tal consideração é para nós relevante pois nos ajudou a estabelecer diversos vínculos entre sua atuação docente e o desenvolvimento das pesquisas sobre a geografia da sala de aula (AU)

Processo FAPESP: 11/08641-0 - História do ensino de geografia como campo de investigação: contribuições de Lívia de Oliveira
Beneficiário:Geórgia Stefânia Picelli Laubstein Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado