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O vir-a-ser da educação ambiental nas escolas municipais de Penápolis-SP

Texto completo
Autor(es):
Juliana Pereira Neves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Marília Freitas de Campos Tozoni Reis
Resumo

Entres os desafios da inserção da educação ambiental no ensino formal, destaca-se a carência de uma formação crítica de alguns professores e educadores ambientais, que muitas vezes desenvolvem uma prática educativa superficial, pontual ou romantizada. A educação ambiental crítica - que se prentende transformadora e emancipatória - entende, que, para que a educação seja um instrumento de transformação da realidade, capaz de contribuir para a construção de uma sociedade sócio e ambientalmente sustentável, deve caracterizar-se como um processo político (intencional) de apropriação crítica e reflexiva de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos. Com o objetivo de refletir sobre a prática educativa ambiental de escolas públicas municipais de uma cidade interiorana, visando compreender seus desafios, limites, conquistas e sucessos, este estudo coletou informações, à luz da abordagem qualitativa de pesquisa, em uma pesquisa de campo. Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores foram entrevistados em todas as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Penápolis - SP. Como resultados, entendemos que alguns princípios da educação ambiental crítica, tais como a participação coletiva, interdisciplinaridade e a sustentabilidade estão presentes nas práticas de educação ambiental das escolas investigadas, mas que estas ainda necessitam ampliarem a compreensão crítica da complexidade e da construção histórica da realidade (e conseqüentemente, dos problemas sócios-ambientais). também se levantou a questão da necessidade da inserção da educação ambiental nas escolas através de sua presença efeitiva nos currículos da educação básica e dos cursos de formação de professores. A respeito da práxis educativa, somente através de intencional sistematização pedagógica... (AU)

Processo FAPESP: 07/52716-9 - O Vir-a-Ser da Educacao Ambiental nas Escolas Municipais de Penapolis -SP.
Beneficiário:Juliana Pereira Neves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado