Busca avançada
Ano de início
Entree


Trajetória de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados

Texto completo
Autor(es):
Luciana Falcon Cassini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Marília Freitas de Campos Tozoni Reis
Resumo

Tivemos como objetivo principal deste estudo, responder a seguinte questão: Quem são e como se formam os Educadores Ambientais? Para tal, lançamos mão de suas histórias de vida, como foco em suas trajetórias de formação em Educação Ambiental. Coletamos e olhamos para essas histórias, a partir do método materialista histórico dialético de interpretação da realidade, e, sob a luz da perspectiva crítica, transformadora e emancipatória da Educação Ambiental. De acordo com o referencial metodológico, estabelecemos como categorias simples, síntese de múltiplas determinações, os condicioantes sócio-históricos de contribuição da Educação Ambiental, pois, através deles - o pano de fundo da formação dos sujeitos Educadores Ambientais - pudemos compreender como se deram seus processos de formação. Pelo estudo, ficou claro que os Educadores Ambientais inserem-se, na área, por diversas portas de entrada, mas motivados, basicamente, pela vontade de transformação das contradições presentes na sociedade moderna capitalista. Eles optam pela Educação Ambiental, como instrumento para agir e transformar esta realidade contraditória, tanto do ponto de vista ambiental como social, e o maior foco em um ou outro desses pontos de vista, é o que define a concepção de Educação Ambiental que apresentam em seus discursos e prática educativa. Para atuação e constituição como Educadores Ambientais, buscam formação em diversos espaços, e estes coincidem com seus próprios espaços de atuação, caracterizando uma formação em Educação Ambiental como práxis educativa (AU)

Processo FAPESP: 07/56426-5 - Trajetoria de educadores ambientais: revelando os caminhos trilhados.
Beneficiário:Luciana Falcon Cassini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado