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O Programa Escola da Família Enquanto Política Pública: Políticas Compensatórias e Avaliação de Rendimento

Texto completo
Autor(es):
Eduard Angelo Bendrath
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Alberto Albuquerque Gomes
Resumo

Este projeto foi desenvolvido no âmbito da Linha de Pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores” do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Entendemos políticas públicas como medidas e estratégias de caráter público definidas pela ação do Estado em virtude de necessidades e interesses da sociedade. Tendo como horizonte tais políticas, o governo paulista instituiu em 2003 com apoio da UNESCO e outros órgãos não-governamentais, o Programa Escola da Família, favorecendo o acesso das comunidades intra e extra-escolar a modelos de educação não formal, abrangendo toda a rede de escolas da Secretaria de Educação de São Paulo. No final de 2006 com a troca de governo estadual houve um corte drástico de recursos destinados ao programa, e mais de 50% das escolas da rede estadual tiveram as atividades aos finais de semana encerradas por medida direta da Secretaria de Educação. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo foi analisar o Programa Escola da Família tomando-o como política pública compensatória, averiguando o seu desenvolvimento junto às populações-alvo; nesse caso dados oficiais foram analisados e um censo foi aplicado para a verificação resultante da relação entre as propostas do Estado e o processo de Cultura da Paz da UNESCO. A metodologia usada obedeceu aos princípios fundamentais descritos na literatura para avaliação de políticas públicas, sendo dessa forma caracterizada como uma pesquisa de avaliação de processo. O lócus do estudo foi circunscrito à Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, tendo como base quatro escolas estaduais posicionadas em regiões distintas... (AU)

Processo FAPESP: 08/02350-0 - O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA: Políticas Compensatórias e Avaliação de Rendimento
Beneficiário:Eduard Angelo Bendrath
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado