Busca avançada
Ano de início
Entree


A periferia de “nosotros”. O debate sobre o documentarismo na América Latina: uma análise do filme La Hora de los hornos (1968)

Texto completo
Autor(es):
Artur Sinaque Bez
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Carlos Eduardo Jordão Machado
Resumo

Esta dissertação tem por objetivo central realizar uma analise imanente do documentário La hora de los hornos (1968), do grupo argentino Cine Liberación. Com uma proposta de cinema-militante, o filme produz determinada imagem dos povos latino-americanos, conferindo à luta política e aos movimentos sociais um caráter aglutinador dos projetos nacionalistas no continente. Aproximando-se principalmente das tendências de base do sindicalismo peronista e de ideais comuns aos movimentos ligados às esquerdas nacionalistas dos países do denominado Terceiro Mundo, La hora de los hornos realiza uma síntese de ideologias através das mensagens fílmicas. Com base nos debates da história e da teoria do cinema – particularmente do documentário – analisamos a forma como a “voz do texto” organiza algumas seqüências-chave do filme para produzir determinadas representações através das imagens e dos sons. Também analisamos documentos extra-fílmicos, como textos e entrevistas dos realizadores de Cine Liberación, nos quais pudemos encontrar suas propostas mais sistematizadas para um cinema-militante em diálogo com o conjunto de filmes e realizadores denominado Nuevo Cine Latinoamericano (AU)

Processo FAPESP: 09/04593-0 - A Periferia de "Nosotros": o cinema anuncia a revolução na América Latina em "La Hora de los Hornos", de Fernando Solanas.
Beneficiário:Artur Sinaque Bez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado