Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação de propriedades mecânicas de peças pré-moldadas submetidas à cura térmica pelo método da maturidade : estudo de caso

Texto completo
Autor(es):
Luciano Donizeti Pantano Peres
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ilha Solteira. 163 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira).
Data de defesa:
Membros da banca:
Cassio Roberto Macedo Maia; Marcelo de Araújo Ferreira
Orientador: Mônica Pinto Barbosa; Roberto Caldas de Andrade Pinto
Resumo

O Método da Maturidade é um ensaio não-destrutivo utilizado para avaliação das propriedades do concreto que estejam relacionadas ao desenvolvimento do grau de hidratação do material, a partir do seu histórico de temperaturas. O presente trabalho apresenta a aplicação dos conceitos do Método da Maturidade para analisar o desenvolvimento da resistência à compressão de elementos pré-moldados de concreto submetidos à cura térmica, a partir do monitoramento dos dados de tempo e temperatura junto à empresa Protendit, em São José do Rio Preto - SP, assim como a realização de ciclos térmicos no Laboratório CESP de Engenharia Civil (LCEC), em Ilha Solteira - SP, para elaboração da curva de calibração para utilização do método. A determinação da energia aparente de ativação, parâmetro necessário à aplicação do Método da Maturidade relacionado à velocidade da reação, foi realizada segundo o procedimento ASTM C 1074-98, permitindo verificar a influência das temperaturas de cura sobre os valores de energia de ativação determinados experimentalmente. Em conseqüência dos ciclos térmicos realizados na empresa, foi possível avaliar a distribuição de temperaturas nos elementos estruturais, com evidências do aparecimento de gradientes térmicos durante a realização da cura térmica, assim como a validação da aplicação do Método da Maturidade para estimar valores de resistência à compressão ao final do ciclo térmico. (AU)

Processo FAPESP: 03/09555-3 - Avaliacao de propriedades mecanicas de pecas pre-moldadas de concreto submetidas a cura termica pelo metodo de maturidade - estudo de caso.
Beneficiário:Luciano Donizeti Pantano Peres
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado