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O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em escolas da rede estadual de ensino

Texto completo
Autor(es):
Bruna Lammoglia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Maria Aparecida Viggiani Bicudo
Resumo

Com a presente pesquisa, que realizamos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, buscamos compreender como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), com destaque para a edição de 2010, se mostra no cotidiano da realidade escolar. A pergunta orientadora que conduziu esta investigação assim foi exposta: “Como o Saresp se presentifica na realidade escolar?”. A pesquisa é de caráter qualitativo, que efetuamos segundo uma abordagem fenomenológica, lançando mão de recursos hermenêuticos na análise dos depoimentos dos sujeitos considerados significativos para esta pesquisa. Focamos o Saresp como fenômeno, como o que se mostra em seus modos de ser, investigado na expressão da realidade vivida por professores, alunos e demais agentes da instituição escolar. Realizamos entrevistas com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de duas escolas pertencentes à Diretoria de Ensino de Limeira - SP. A pergunta orientadora conduziu, também, estudos sobre: o campo conceitual em avaliação; aspectos da avaliação tomada como política pública; avaliações de sistemas realizadas no Brasil; descrição do Saresp. Apresentamos, como resultado da investigação, cinco convergências ou categorias abertas, articuladas pelo movimento de redução fenomenológica que tomou como dados os depoimentos e textos teóricos estudados. São elas: realidade escolar; visão do Saresp; comprometimento com o Saresp; encaminhamentos pedagógicos e políticos por meio dos resultados do Saresp; visão da Matemática escolar. Finalizando este trabalho, trazemos o compreendido sobre a presença do Saresp na realidade escolar, que assim explicitamos: a) pouco conhecimento do Saresp por parte da equipe escolar; b) complexidade caótica da realidade escolar;... (AU)

Processo FAPESP: 09/17977-1 - O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) em escolas da rede estadual de ensino
Beneficiário:Bruna Lammoglia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado