Busca avançada
Ano de início
Entree


A inserção internacional de unidades subnacionais percebida pelo estado nacional : a experiência brasileira

Texto completo
Autor(es):
Manoela Salem Miklos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo. 150 f.
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Janina Onuki; Karina Pasqueriello Mariano
Orientador: Tullo Vigevani
Resumo

Desde os anos 1990, o fim do conflito bipolar e a aceleração de fenômenos de transnacionalização estremecem a ordem internacional centrada no Estado. Neste contexto, unidades subnacionais buscam com cada vez mais intensidade estabelecer contatos com entes estrangeiros desenvolvendo iniciativas de inserção internacional freqüentemente independentes das políticas do Estado. Inserida no debate a respeito deste novo contexto, a presente dissertação se debruça sobre o papel da unidade subnacional enquanto nova personagem do sistema internacional e busca mapear movimentos percebidos no interior do Estado brasileiro relevantes para a compreensão da percepção de tal Estado frente à intensificação da atuação internacional de suas unidades constituintes. Os movimentos apresentados permitem entender as dinâmicas que se estabelecem entre Estado nacional e unidades subnacionais brasileiros diante da intensificação da atuação internacional subnacional: como o Estado brasileiro percebe o processo de internacionalização das unidades subnacionais brasileiras e quais os instrumentos de gestão desenvolvidos para lidar com tal processo (AU)

Processo FAPESP: 08/02189-5 - A Inserção Internacional de Unidades Subnacionais Percebida pelo Estado Nacional: A Experiência Brasileira
Beneficiário:Manoela Salem Miklos
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado