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Desafios e possibilidades do processo de construção coletiva de projeto político pedagógico: o caso de uma EMEF paulistana

Texto completo
Autor(es):
Sara Badra de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Mara Regina Lemes de Sordi; Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes; Luiz Carlos de Freitas
Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender a complexidade organizacional e a dinâmica interna de uma escola que tem protagonizado seus próprios processos de qualificação e de construção/implementação de Projeto Político Pedagógico. Que fatores influenciam a condução de processos de mudança por dentro da escola e a manutenção de iniciativas entendidas como inovadoras ao longo do tempo são perguntas que perpassam o estudo. Esta pesquisa pretende contribuir com o extenso escopo de investigação a respeito do papel ativo representado pelos atores da escola na construção da qualidade educacional, reforçando a importância do fortalecimento do coletivo da escola e de seus processos de participação e negociação como forma de lutar pela sustentação da qualidade negociada da educação pública no atual contexto político das "reformas empresariais". Elegeu-se como estudo de caso uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de São Paulo, conhecida por implementar propostas alternativas para a organização do espaço e tempo escolar, para a dimensão do ensino e aprendizagem, bem como para a dimensão das relações e do trabalho coletivo ancorado na participação de diversos segmentos. Buscou-se compreender o movimento de mudança/manutenção dos pilares do Projeto Político Pedagógico desta escola, bem como as contradições do processo de construção coletiva ao longo dos anos, para o que procedemos à descrição do percurso histórico deste Projeto desde seu primeiro ano de implementação em 2004, a partir de um olhar atento aos conflitos e diferentes posicionamentos dos atores. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram análise de documentos, como atas de reunião do Conselho de Escola; observação com anotação em diário de campo; e entrevistas semiestruturadas com pais, equipe gestora e professores. Concluímos que a mudança não pode ser estendida de um grupo que a elabora para um grupo que a implementa, o que é válido tanto para a relação entre o poder público e o nível local quanto para a relação entre grupos dentro da escola, sendo que inevitavelmente a mudança depende de como a escola como um todo conduz seus processos de participação e negociação e do quanto as condições internas e os diferentes atores são capazes de se apropriar da proposta e de empreender processos de qualificação. Isso significa que é necessário abrir para a comunicação, para a emergência dos conflitos, a partir de movimentos de participação e de negociação da qualidade. (AU)

Processo FAPESP: 11/05168-1 - Os desafios da implementação de um projeto político pedagógico inovador: o caso da EMEF Amorim Lima
Beneficiário:Sara Badra de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado