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As influências de Bill Stewart na bateria

Texto completo
Autor(es):
Raphael Marcondes da Silva Gonçalves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto; Fabio Fonseca de Oliveira; Paulo Adriano Ronqui
Orientador: Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Resumo

A presente dissertação tem como objetivo investigar a performance musical do baterista norte-americano Bill Stewart, detentor de uma maneira de tocar única e um dos músicos predominantes do jazz atualmente. Dando continuidade à pesquisa "A linguagem singular de Bill Stewart na bateria", que determinou alguns dos elementos definidores de sua performance no instrumento, o intuito desta dissertação é identificar se esses traços característicos possuem semelhança com a abordagem de outros bateristas, presentes nas décadas de 1950 e 1960, como Max Roach, Elvin Jones, Tony Williams e Roy Haynes. A metodologia deste trabalho consiste na delimitação do repertório, na transcrição de músicas selecionadas, e o posterior estudo comparativo. As entrevistas com Stewart serviram para cruzar informações e confirmar algumas das conclusões dessa análise. A pesquisa nos permitiu organizar um material comparativo, o qual coloca em discussão se as semelhanças encontradas entre a abordagem de Stewart e a dos bateristas de décadas anteriores a ele caracterizam-se como suas possíveis influências musicais no instrumento (AU)

Processo FAPESP: 10/14634-3 - As influências de Bill Stewart na bateria
Beneficiário:Raphael Marcondes da Silva Gonçalves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado