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Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes?

Texto completo
Autor(es):
Gabriela Reginato de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
Resumo

Esta dissertação de mestrado é vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Seu contexto é a escola pública democratizada, que tem como desafio possibilitar uma educação de qualidade para todos. Defendemos a formação de professores como um dos aspectos para se alcançar este avanço qualitativo. Especificamente sobre a formação contínua de professores em serviço, defendemos a importância de que aconteça nas escolas, a partir da reflexão sobre os problemas cotidianos desta instituição e considerando os saberes docentes. Entendemos que as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) têm grande potencial para promover esta formação. Assim, o objetivo geral de nossa investigação foi analisar se as HTPC têm sido concebidas e realizadas nas escolas públicas de maneira a contribuir para a formação contínua dos professores e para a reflexão sobre os saberes docentes de forma a atender aos desafios da escola pública brasileira. Realizamos nossa investigação em duas escolas da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, por meio de uma abordagem qualitativa e de caráter etnográfico, que empregou como procedimentos metodológicos a identificação das concepções de professoras e gestoras sobre as HTPC, a aplicação de questionários sobre estes espaços-tempos de formação e a realização de observações das HTPC das escolas para aprofundar os dados obtidos... (AU)

Processo FAPESP: 10/13439-2 - Horas de trabalho pedagógico coletivo (HTPCs): espaços de formação contínua e de produção de saberes docentes?
Beneficiário:Gabriela Reginato de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado