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Retratos do Poder: a pintura de retrato setecentista da família real portuguesa no Brasil

Texto completo
Autor(es):
Breno Marques Ribeiro de Faria
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Alexander Gaiotto Miyoshi; Iara Lís Schiavinatto
Orientador: Jorge Coli; Jorge Sidney Coli Junior
Resumo

O objetivo desta pesquisa é expandir o entendimento da pintura no Brasil colonial, especificamente a pintura de retrato. Sendo delimitado o foco para abarcar obras nas quais figuram membros da família real portuguesa e os indivíduos estreitamente relacionados a ela, como os vice-reis e governadores. A determinação do objeto de estudo visa selecionar um material privilegiado para observar certas características da cultura setecentista luso-brasileira, nomeadamente a dimensão da pintura de retrato dentro da esfera do poder monárquico absolutista português. A função cultural dessas representações visuais fica mais clara ao serem observadas as condições de demanda e execução das mesmas, bem como, os locais para os quais elas se destinavam. Buscamos reconstituir a circulação das obras para ser possível apreender o desenvolvimento desta retratística, que se origina na metrópole, atravessa o oceano Atlântico, e chega até a América Portuguesa (AU)

Processo FAPESP: 09/03930-3 - Retratos do Poder: a pintura de retrato setecentista da família real portuguesa no Brasil.
Beneficiário:Breno Marques Ribeiro de Faria
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado