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Capacitação de saúde mental para professores do ensino fundamental e seu impacto no ambiente escolar

Texto completo
Autor(es):
Celina Andrade Pereira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Guilherme Vanoni Polanczyk; Bacy Fleitlich Bilyk; Magdala de Araujo Novaes
Orientador: Guilherme Vanoni Polanczyk
Resumo

Crianças afetadas por transtornos mentais são, em grande parte, não identificadas nem tratadas em todo o mundo. O sistema educacional está intimamente relacionado com o campo da saúde mental na infância e as ações que ocorrem no contexto da educação podem ser fundamentais para melhorar o atendimento das pessoas afetadas por transtornos mentais. Neste projeto desenvolvemos um programa baseado na web (grupo de educação interativa baseada na web, EIBW) para educar e ajudar os professores do ensino fundamental no reconhecimento e manejo em sala de aula de crianças com possíveis transtornos mentais. Além disso, foi realizado um ensaio clinico controlado randomizado em clusters para testar a eficácia da intervenção EIBW em comparação com o mesmo programa, com base em materiais de texto e vídeo (grupo de educação baseada em texto e video, EBTV) e nenhum treinamento (controle de lista de espera, LE). As nove escolas de uma cidade do estado de São Paulo, Brasil, foram randomizados em três grupos, e os professores completaram os programas educacionais em três semanas. Em relação ao conhecimento, o grupo EIBW foi superior ao grupo EBTV em 2 de 9 resultados e o grupo EIBW foi superior ao grupo LE em 5 de 9 resultados. O grupo EBTV foi superior ao LE em 2 de 9 resultados. No que diz respeito as crenças e atitudes, o grupo EIBW apresentou conceitos menos estigmatizados do que o grupo EBTV e mais conceitos não-estigmatizados do que o grupo LE, que apresentou conceitos menos estigmatizados do que a EBTV. A intervenção não mostrou efeitos sobre atitudes em relação à saúde mental. Este ensaio clínico randomizado demonstrou a eficácia de um programa baseado na web para educar professores na identificação e no tratamento de crianças com transtornos mentais (AU)

Processo FAPESP: 10/14223-3 - Capacitação em saúde mental para professores do ensino fundamental e seu impacto sobre o desempenho escolar
Beneficiário:Celina Andrade Pereira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado