Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise da série do índice de Depósito Interfinanceiro: modelagem da volatilidade e apreçamento de suas opções.

Texto completo
Autor(es):
Roberto Baltieri Mauad
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcio Poletti Laurini; João Frois Caldeira; Claudio Ribeiro de Lucinda
Orientador: Marcio Poletti Laurini
Resumo

Modelos bastante utilizados atualmente no apreçamento de derivativos de taxas de juros realizam, muitas vezes, premissas excessivamente restritivas com relação à volatilidade da série do ativo objeto. O método de Black and Scholes e o de Vasicek, por exemplo, consideram a variância da série como constante no tempo e entre as diferentes maturidades, suposição que pode não ser a mais adequada para todos os casos. Assim, entre as técnicas alternativas de modelagem da volatilidade que vêm sendo estudadas, destacam-se as regressões por kernel. Discutimos neste trabalho a modelagem não paramétrica por meio da referida técnica e posterior apreçamento das opções em um modelo HJM Gaussiano. Analisamos diferentes especificações possíveis para a estimação não paramétrica da função de volatilidade através de simulações de Monte Carlo para o apreçamento de opções sobre títulos zero cupom, e realizamos um estudo empírico utilizando a metodologia proposta para o apreçamento de opções sobre IDI no mercado brasileiro. Um dos principais resultados encontrados é o bom ajuste da metodologia proposta no apreçamento de opções sobre títulos zero cupom. (AU)

Processo FAPESP: 13/08360-6 - Análise da série do índice de Depósito Interfinanceiro: Modelagem da volatilidade e precificação de suas opções
Beneficiário:Roberto Baltieri Mauad
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado