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Latência, ressonância, abertura: um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio

Texto completo
Autor(es):
Max Packer
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz de Mello Filho; Denise Hortencia Lopes Garcia; Maurício Funcia de Bonis
Orientador: Silvio Ferraz de Mello Filho
Resumo

Este trabalho consiste numa etapa de um estudo dedicado ao pensamento composicional de Luciano Berio (1925-2003) e às maneiras pelas quais este pensamento articula o problema da abertura intrínseca à linguagem musical. Tendo em vista a peculiaridade e a abrangência da noção de abertura no pensamento Berio - que contrasta com outras concepções e converge na revisitação criativa de discursos previamente construídos -, propõe-se, aqui, a investigação analítica de um conjunto de obras de diversos períodos de sua trajetória. As noções de latência e ressonância - consideradas numa amplitude que permeia a poética beriana e manifesta-se em diversos níveis de sua elaboração - delineiam um percurso: a construção de enunciados carregados de potenciais que ainda não se encontram plenamente desenvolvidos (latência); a ampliação e o prolongamento de aspectos estruturais selecionados (ressonância); e o desdobramento de suas relações no interior do processo composicional - seja no percurso de uma mesma obra, seja no processo de uma nova composição que reconfigure estes potenciais - (abertura). Ao longo do trabalho, são abordadas as seguintes obras: Sequenza VII (1969); Erdenklavier (1969); Linea (1973); Chemins IV (1975); Sequenza IX (1980); Lied (1983); Ricorrenze (1985-87); Psy (1989); Leaf (1990); Récit [Chemins VII] (1996-2001) (AU)

Processo FAPESP: 11/15376-0 - Latência, ressonância, abertura: um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio
Beneficiário:Max Packer
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado