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Desenvolvimento de um sistema de informações georreferenciadas de segurança viária

Texto completo
Autor(es):
Mariana Dias Chaves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Cesar Lima Segantine; Edmur Azevedo Pugliesi
Orientador: João Fernando Custódio da Silva; Milton Hirokazu Shimabukuro
Resumo

A análise e a visualização dos dados espaciais tornaram-se importantes no processo de tomada de decisões, tanto para as instituições quanto para os indivíduos. Um tipo de dado passível de visualização espacial é a ocorrência de acidente rodoviário, que tem sido divulgado na forma textual (tabelas) e raramente georreferenciado. O transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Todavia, a infraestrutura não atende a demanda com qualidade e segurança e os índices de acidentes viários preocupam a sociedade em geral e também os gestores de segurança em transportes. Os fatores causadores de sinistros viários são as condições da rodovia, da meteorologia, do veículo e do condutor. Bons projetos de engenharia, legislação e fiscalização eficazes, e a tríade educação, cultura e informação geral e científica podem ajudar a minimizar os riscos dos acidentes. Ao engenheiro, além de projetar, executar e manter vias adequadas, compete a gestão da segurança viária, que compreende ações de coleta e tratamento estatístico dos dados de acidentes, entre outras. Vislumbra-se aqui uma parcela de efetiva contribuição da Engenharia Cartográfica para uma construção geográfica de interesse social. As ciências cartográficas, aliadas aos sistemas de informações geográficas (SIG), podem contribuir com a produção de informações georreferenciadas nos trechos críticos das rodovias, de modo a servir de auxílio ao processo de tomada de decisão das autoridades (nível institucional) e dos condutores (nível individual). Construir um banco de dados geoespaciais de acidentes rodoviários de trânsito é um suporte essencial para a compreensão da distribuição espacial desses eventos que estão a exigir uma análise científica. Essa dissertação apresenta o desenvolvimento da pesquisa desde a concepção até a implementação do WebSIG/SV... (AU)

Processo FAPESP: 12/12075-2 - Desenvolvimento de um sistema de informações georreferenciadas de segurança viária
Beneficiário:Mariana Dias Chaves Batistão
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado