1 | Auxílios à pesquisa concluídos |
11 | Bolsas no país concluídas |
1 | Bolsas no exterior concluídas |
13 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |
Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), mestrado em Educação Para a Ciência (2000), doutorado em Educação Escolar (2005), pela UNESP e pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Minho (Portugal/2017).Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo (ESALQ), onde coordena o grupo de pesquisa e extensão GEDePE (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa). Investiga a formação docente na Licenciatura e pós graduação e orienta no Programa de Pós-graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA) onde foi coordenadora de 2021 a 2024. Trabalha na linha Educação. Orienta também no ProfCiamb/USP. Membro da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Editora da Revista de Graduação da USP (Grad+) a partir de 2023. Tem experiência na área de Educação Escolar e Ensino de Ciências, Ciências Agrárias e Biologia, educação ambiental e sociedades sustentáveis, com ênfase na linha Ensino-Aprendizagem. Suas pesquisas partem das contribuições piagetianas para compreensão do trabalho educativo e do pensamento e ação docente, em especial seu desenvolvimento profissional. Estuda educação antiracista no ensino de Ciências e (in)justiça social na sala de aula com foco no desenvolvimento do pensamento autonomo. Aborda principalmente os seguintes temas: prática pedagógica, ensino, aprendizagem e construção do conhecimento em Ciências, contextos e desenvolvimento profissional, formação de professores (Licenciatura/estágios), resolução de problemas, meio ambiente e sustentabilidade na prática docente, ensino de Biologia, atividades práticas e materiais didáticos no ensino de Ciências, trabalho docente, construtivismo, política educacional, metodologia de ensino. ODS em destaque: ODS 4 Educação de Qualidade; ODS 2 Fome zero e agricultura sustentável; ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima e 17- Parcerias e meios de implementação. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |