Bolsa 16/11490-7 - Professores, Trabalho docente - BV FAPESP
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Contextos e oportunidades de desenvolvimento profissional: um estudo com professores brasileiros e portugueses

Processo: 16/11490-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vânia Galindo Massabni
Beneficiário:Vânia Galindo Massabni
Pesquisador Anfitrião: Maria Assuncao Flores
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Assunto(s):Professores   Trabalho docente   Prática profissional   Desenvolvimento profissional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contextos colaborativos | Desenvolvimento profissional | prática docente | Professores | Profissão docente | Formação e trabalho docente

Resumo

O desenvolvimento profissional de professores se refere a aprendizagem da docência e, por meio dela, à transformação da prática pedagógica cotidiana com foco no crescimento dos estudantes. Se dos professores depende, ao menos em parte, mudanças em um contexto educativo problemático, como colaborar para a melhoria da prática docente nas escolas? Cursos de formação inicial e continuada tem tido dificuldades em contribuir neste intento, além do que os professores enfrentam um contexto internacional que afeta a configuração socioprofissional da profissão, agravado por políticas educativas de responsabilização por resultados escolares. No Brasil, ainda há poucos dados sobre oportunidades de desenvolvimento profissional e, em países que desenvolvem programas específicos, os estudos referem-se a situar a reflexão sobre a própria prática como parte da profissão e a valorização de ambientes construtivos e colaborativos. Os objetivos, nesta pesquisa qualitativa de pós-doutoramento na Universidade do Minho, são: 1) identificar, na perspectiva de professores brasileiros e portugueses, as oportunidades de desenvolvimento, mediante apoios e constrangimentos vividos em seu percurso profissional; 2) avaliar o contexto vivido nos dois países quanto às mudanças mais amplas que afetam sua profissionalidade, em especial as políticas de responsabilização e 3) estabelecer parâmetros para o planejamento de oportunidades de desenvolvimento profissional pela análise de momentos de ruptura e mudança dos professores em um curso proposto visando o desenvolvimento profissional. Metodologicamente, serão recolhidas narrativas dos professores, realizados 4 grupos focais e registro em diário reflexivo da pesquisadora. As ideias recorrentes no material constituirão focos de análise e comparados parâmetros que evidenciem ter sido oportunidade de desenvolvimento profissional para os envolvidos.

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