Busca avançada
Ano de início
Entree

Danieli Veronica Longo Benedetti

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Instituto de Artes (IA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora e Mestre junto ao programa de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP (2008 e 2002). Suas pesquisas, ambas financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, apresentam uma análise da produção musical dos compositores Claude Debussy (1862-1918) e Maurice Ravel (1875-1937) durante os anos da Primeira Guerra Mundial, enfatizando a importância e a influência do contexto histórico na criação das obras tratadas. Seguindo sua linha de pesquisa - Técnicas Composicionais e Questões Interpretativas - realizou e apresentou, em anexo ao trabalho final de doutorado, a gravação do objeto principal de estudo de sua pesquisa, a suíte Le Tombeau de Couperin, para piano solo, escrita pelo compositor francês Maurice Ravel. Pianista, graduada pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Diplomada pela École Normale de Musique de Paris - ENMP (Diplome d'Enseignement de Piano, 1991-1994) e pelo Conservatoire Nationale de Strasbourg (Diplome en Piano, 1995-1998), na França. Tem experiência na área de Música/Performance/Musicologia Histórica, atuando principalmente nos temas: piano, piano complementar, ensino do piano, música de câmara, interpretação, performance, análise, Debussy, Ravel, música francesa do século XX. Realizou pesquisa de Pós-Doutorado sediada no Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP, com o apoio da FAPESP, sobre a formação, ideologias e consequências das "Sociedades Musicais Francesas do início do séc. XX". Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France - BnF, Bibliothe#768;que de l #769;IRCAM, Me#769;diathe#768;que Musicale Mahler e Bibliothe#768;que de la Sorbonne onde obteve autorização e acesso a todo acervo restrito referente às pesquisas desenvolvidas. Como pesquisadora tem apresentado trabalhos e publicado nos Anais da ANPPOM, Revista OPUS, Revista HODIE, Revista Música USP, Música em Perspectiva, Revista do Conservatório de Música da UFPel, Revista OSESP e em diversos anais de Simpósios e Congressos em âmbito nacional e internacional. Como pianista apresentou-se no Brasil, Argentina, França, Hungria e Itália como camerista e em recitais solo. Como solista apresentou-se frente a Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - OSBM, Orquestra Sinfônica do Paraná - OSP e Orquestra Acadêmica da UNESP. É autora dos livros "Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial", resultado de sua pesquisa de doutorado, publicado pela editora AnnaBlume em co-edição com a FAPESP 2013; e "As Sociedades Musicais Francesas do início do séc.XX: Ideologias e Consequências", publicado pela Alameda Editorial em co-edição com a FAPESP 2020. Em 2022 concluiu nova pesquisa de Pós-Doutorado sediada no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista IA-UNESP amparada pela CAPES. É líder do grupo de pesquisa "Práticas interpretativas no ambiente universitário: contribuições interdisciplinares" sediado no IA-UNESP. É Professora efetiva de Piano do Instituto de Artes da UNESP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 21/06/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.