Busca avançada
Ano de início
Entree

Jayr de Amorim Filho

CV Lattes Google Scholar Citations


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Ciências Fundamentais (IEF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos (1987), Mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989) e Doctorat en Science - Université de Paris XI (Paris-Sud) (1994) pelo qual recebeu a menção "Très Honorable avec Félicitation du Jury", o equivalente a Dez com Louvor. É professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica no Departamento de Física. Proferiu diversas palestras, a convite, em conferências internacionais (Estados Unidos, França, Portugal, Japão, Holanda, Bélgica, Canadá, Argentina, Bulgária, Moçambique e Cuba). Foi Assessor da Diretoria para área de Física e Química e trabalhou na implementação do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE/CNPEM). Responsável brasileiro por acordo Brasil-Franca, CNPq-CNRS.É físico experimental atuando em Física de Plasmas e Descargas Elétricas. Desenvolve pesquisas com plasmas gerados por excitação contínua, radio-frequência e microondas para emprego em biologia, medicina e tratamento de biomassas. Especialista em diagnósticos elétricos, espectroscopia óptica e espectrometria de massas de plasmas e de meios reativos como a combustão. É árbitro de revistas internacionais e assessor de agências de pesquisa (Fapesp, CNPq e CAPES). Coordenou projeto temático da Fapesp (2009-2013) sobre aplicações de plasmas para tratamento de biomassa com vistas à produção de bioetanol. Membro do Corpo Editorial da revista "Frontiers in Physics and Astronomy and Space Sciences". É pesquisador do CNPq, nível 1D. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Economía de alcohol 
Economia de álcool 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Etanol - 2º Bloco


Publicado em 1 de ago de 2015 SP Pesquisa - Etanol - 2º Bloco - O último relatório do IPCC afirmou que na história da humanidade nunca houve tanto CO² na atmosfera. Grande parte dessas emissões é resultado da queima de combustíveis fósseis. O etanol - apesar de ter perdido força no Brasil por conta do Pré- Sal - ainda é a alternativa mais limpa e barata para a gasolina. Para cada tonelada de etanol combustível consumido, 2,3 toneladas de CO² deixam de ir para a atmosfera. Mesmo assim, é preciso tornar a plantação e a colheita mais produtivas, a produção do etanol mais rentável, e diminuir o impacto ambiental em todas as fases do processo. O SP Pesquisa acompanha os trabalhos do Programa de Pesquisa em Bioenergia - BIOEN. Criado em 2008 pela Fapesp, o programa financiou mais de 400 projetos e bolsas que abrangem todas as etapas e aspectos da produção do etanol

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: