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Ligia Cristina Machado

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Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Sua tese mostra como a Revolução Haitiana (1791) impactou na construção de uma imagem, ao mesmo tempo audaciosa e perigosa, dos negros em representações políticas, jornalísticas e literárias. Por mais de meio século após a revolução, a representação dos negros seria marcada por atitudes revolucionárias até que se convertesse, após a publicação do romance norte-americano, A Cabana do Pai Tomás, na representação idealizada do negro escravizado resignado ao cristianismo e a espera de justiça divina. O trabalho traça o caminho percorrido para essa mudança de percepção e seus impactos para a identidade negra. Possui graduação em História (IFCH - Unicamp), em Estudos Literários (IEL - UNICAMP) e mestrado pelo mesmo instituto. No mestrado estudou a escritora Julia Lopes de Almeida e sua produção da última década do século XIX, particularmente seu primeiro romance, A família Medeiros. Analisou a interação entre o romance e o jornal, Gazeta de Notícias, onde a publicação saiu em folhetim, em 1891. A análise buscou relacionar a forma como o universo do trabalho livre aparecia no jornal e no romance ainda em relação ao trabalho escravo que havia sido proibido três anos antes. Ao lado disso, estudou também a representação de mulheres como escritoras na imprensa e a forma como Júlia Lopes de Almeida escolheu lidar com uma imagem do papel da mulher como mãe/esposa e paralelamente como escritora. Atualmente, estuda a representação de afrodescendentes no cenário transatlântico analisando obras norte-americanas, brasileiras e francesas entre 1789 e 1880, período em que as discussões internacionais sobre a escravidão e o lugar de pessoas negras no mundo ocidental cresceu enormemente por conta das discussões sobre a possibilidade da abolição geral que entrou para a pauta pública da Europa e das Américas após a Revolução do Haiti (1791 - 1804). Tem experiência em: relações étnico-raciais, gênero, trabalho, imprensa, literatura oitocentista, escravidão e abolição. (Fonte: Currículo Lattes)

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