Busca avançada
Ano de início
Entree

Paulo Rogerio Miranda Correia

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atua prioritariamente no desenvolvimento profissional docente (DPD) na USP, tanto em ação institucional quanto em pesquisa. Desde 2023, integra o GT Formação Docente, responsável pelo Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) e o Comitê Gestor responsável pela implantação do Espaço de Desenvolvimento Docente (EDD) da universidade (2025). Em paralelo, investiga DPD em colaboração com pesquisadores internacionais com destaque para a University of Surrey, com foco em modelos de formação docente, mediação pedagógica e articulação de saberes em contextos interdisciplinares. É editor assistente da Revista de Graduação da USP (desde 2023) e, desde 2021, coordena o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na EACH/USP, orientado à formação de professores com perfil interdisciplinar e compromisso social. Foi o coordenador do subprojeto de Ensino de Ciências do PIBID/CAPES (2022-2024). Sua pesquisa também se caracteriza pelo mapeamento conceitual e pelos conceitos portais (threshold concepts) aplicados ao planejamento de ensino com base na Teoria da Carga Cognitiva, articulando fundamentos da aprendizagem, epistemologia do conhecimento científico e inovação curricular no Ensino de Ciências. Lidera o Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais (GPMC/CNPq), orientando estudantes de IC e pós-graduação e desenvolvendo projetos financiados por FAPESP e CNPq entre eles o projeto Identificação de Conceitos Portais em Química Analítica: Fundamentos para Melhorar o Ensino e a Aprendizagem (FAPESP, 2025-2027). Mantém colaborações com Ian Kinchin (University of Surrey) e David Harvey (DePauw University). Possui Bacharelado (1998) e Licenciatura (2001) em Química, Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Química Analítica pela USP, e pós-doutorado em Quimiometria Aplicada pela UNICAMP. Obteve o título de Livre-Docente (USP, 2020) em Didática, com ênfase na integração entre mapas conceituais e carga cognitiva no planejamento de ensino. Docente da EACH/USP desde 2005 (fundação da unidade), tornou-se Professor Associado-2 em 2025. Organizou, em 2014, a Sexta Conferência Internacional sobre Mapeamento Conceitual, reforçando a inserção brasileira no campo, e possui dezenas de artigos e capítulos publicados no Brasil e no exterior. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
As várias direções do conhecimento 
Las diversas direcciones del conocimiento 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 01/12/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.