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Mapas conceituais para avaliação da aprendizagem: tornando visíveis as relações conceituais dos alunos sobre as mudanças climáticas

Processo: 14/03367-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Paulo Rogerio Miranda Correia
Beneficiário:Anderson Dias Viana
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Química   Mapas conceituais   Avaliação da aprendizagem   Mudança climática

Resumo

A avaliação da aprendizagem conceitual pode ser feita a partir de uma representação externa dos modelos mentais que os alunos possuem sobre o tema em estudo. Os mapas conceituais são organizadores gráficos que favorecem a descrição explícita de relações conceituais por causa da necessidade de elaborá-los a partir de proposições contendo um termo de ligação. Isso explica o fato da avaliação da aprendizagem ser uma área de grande interesse entre os pesquisadores interessados em mapeamento conceitual e ensino de ciências. O desafio de obter mapas conceituais elaborados pelos alunos que sejam correlacionáveis com parte dos seus modelos mentais é um obstáculo que merece mais investigações. Dois aspectos relevantes são usualmente negligenciados por parte dos docentes que usam os mapas conceituais em sala de aula: i) a necessidade de treinar os alunos na técnica de mapeamento conceitual e ii) a importância de se definir como os mapas conceituais serão solicitados aos alunos. O descuido com esses fatores resulta em mapas conceituais superficiais e com baixa clareza semântica, que não refletem a organização conceitual que está contida na estrutura cognitiva do mapeador. O objetivo desse trabalho é avaliar o uso de mapas conceituais no processo de avaliação formal da disciplina ACH 0131 Ciências da Natureza: Ciência, Cultura e Sociedade, a fim de verificar o conhecimento conceitual dos alunos sobre as mudanças climáticas. Três estudos sequenciais e complementares são propostos para organizar os trabalhos de coleta, tratamento e análise de dados: comparação das características estruturais (forma) e semânticas (conteúdo) de mapas conceituais obtidos a partir de demandas distintas (estudo I); efeito da elaboração de mapa conceitual preparatório para a avaliação sobre as características estruturais e semânticas do mapa conceitual elaborado durante a avaliação da disciplina (estudo II) e relação entre características estruturais e semânticas do mapa conceitual elaborado durante a avaliação da disciplina a aprendizagem sobre as mudanças climáticas (estudo III). (AU)