Busca avançada
Ano de início
Entree

Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá

CV Lattes


Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Embrapa Informática Agropecuária  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003) (Inpe), possui mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (1996) da Unicamp e graduação em Análise de Sistemas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988). Desde 1989, é pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária onde tem liderado projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada à agricultura com aproximadamente 100 publicações técnico-científicas e 25 softwares nos temas sistemas especialistas, lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas. Atualmente é chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária (desde julho de 2015 até a presente data). No período de agosto de 2009 até março de 2015, exerceu o cargo de chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária. Tem formação complementar em desenvolvimento de habilidades gerenciais pela Fundação Dom Cabral e em gestão avançada pela Amana-Key. Atualmente participa como membro de vários conselhos: Conselho Diretor da SBIAGRO, Conselho Superior da Fundação Fórum Campinas Inovadora – FFCI, Conselho Consultivo Fundador do HIDS – Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável, Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Eldorado, Conselho consultivo do Manifesto Brasil5.0, Comissão de Agricultura de Precisão e Digital do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e membro da Câmara do Agro 4.0, criada pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI). Nos últimos anos tem também participado do movimento de Agtechs atuando em programas de aceleração e mentoria de startups visando contribuir para a consolidação do ecossistema de inovação para Agricultura Digital no país (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/01/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: