Busca avançada
Ano de início
Entree

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira é Físico, com Doutorado em Ciências na área de Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estagiou no European Synchrotron Radiation Facility em Grenoble e em outros institutos de pesquisa na França (INSP e IMPMC Sorbonne Université). Professor Titular do Departamento de Física da UFSCar, atuando desde 1992 na Instituição. É Pesquisador do CNPq desde 1997 e, atualmente, nível 1D, na área de Física e Astronomia. Foi membro titular do CA de Divulgação Científica do CNPq (07/2017-06/2020). Integrante do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM-DF/UFSCar) e Pesquisador Principal e Coordenador de Difusão do CEPID/FAPESP Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Foi também Diretor de Difusão do Conhecimento no Center for Innovation on New Energies (CINE/FAPESP/SHELL- 2018-2020). Fundador e Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, voltado ao desenvolvimento de metodologias para divulgação científica. Orientou 60 alunos de iniciação científica e extensão, 17 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado e supervisionou 10 pós-doutorandos. Publicou cerca de 125 trabalhos em revistas internacionais, 3 livros, 10 capítulos de livros e 250 artigos de divulgação científica. Colunista da Ciência-Hoje On-line desde 2006 e propositor e idealizador de diversos produtos de divulgação científica, como instalações interativas, programas de rádio, vídeos, concertos e eventos na área. Membro de diversas sociedades científicas, como SBPC (1988), SBF (1989), SBPMAT (2001). Foi Vice-Reitor da UFSCar entre novembro de 2012 e novembro de 2016. Coordenou a comissão executiva local da 67a. Reunião Anual da SBPC na UFSCar (2015). Atuou na implantação do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar. Foi secretário da divisão estadual (SP) da Sociedade Brasileira de Física (2011-2013). Membro do Conselho de Curadores do ParqTec de São Carlos (2015-2018) e membro do Conselho Gestor do Museu de Ciências Mario Tolentino de São Carlos (desde 2012). Reitor eleito pela UFSCar em 2020. Em 2019, foi o primeiro laureado do Prêmio Ernesto Hamburger de divulgação das Ciências Físicas da Sociedade Brasileira de Física. Os principais interesses acadêmicos são na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, e Divulgação Científica, especialmente no desenvolvimento de novas metodologias para comunicação pública da Ciência. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Antiferromagnetismo Arte digital Arte eletrônica Artes Campo magnético Capacitação profissional Cibercultura Ciência Ciências Exatas e da Terra Ciências Humanas Ciências Sociais Aplicadas Comunicação Convergência Cooperação internacional Criogenia Cromo Divulgação científica Educação não formal Educação Efeito magnetoelétrico Eletrodeposição Eletroquímica Ensino e aprendizagem Ensino-aprendizagem Ferritas Ferromagnetismo Filmes finos magnéticos Filmes finos Física da Matéria Condensada Física nuclear Física Fotocatálise Grafenos Heteroestruturas Instrumentação Interatividade Intercâmbio de pesquisadores Interdisciplinar Jornalismo científico Jornalismo e Editoração Ligas metálicas Magnetismo Magneto-resistência Magnetostrição Materiais avançados Materiais compósitos de fibras Materiais compósitos Materiais funcionais Materiais magnéticos Materiais multifuncionais Materiais nanoestruturados Metais de transição Multiferroicos Multimídia interativa Nanocompósitos Nanofios Ondas de spin Óxidos semicondutores Perovskita Plataformas colaborativas Polarização de spin Polímeros condutores Processos de magnetização Produção de conhecimento Propriedades de transporte Propriedades dos materiais Propriedades eletrônicas Propriedades magnéticas Resistência elétrica Resistividade elétrica Semicondutores magnéticos Semicondutores Semiótica discursiva Spintrônica Supercondutividade Superparamagnetismo Suscetibilidade magnética Técnicas e procedimentos de laboratório Tecnologia educacional Termodinâmica Tópicos Específicos de Educação Vidro de spin
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: