Niklaus Ursus Wetter - Biblioteca Virtual da FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Niklaus Ursus Wetter

CV Lattes ORCID


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Dr. Niklaus Ursus Wetter possui bacharelado em Física pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ, 1988) e Ph.D. em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN, 1993). Atualmente, é pesquisador sênior na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no IPEN e professor de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP), onde leciona regularmente uma disciplina. Desde 2024, exerce o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação do Mestrado Profissional do IPEN. Entre 2009 e 2013, foi vice-gerente do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN. De 2013 a 2018, ocupou o cargo de gerente do Centro de Lasers e Aplicações do instituto e também atuou (de 2014 a 2020) como CEO da FAFITPE, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico de Pesquisa e Ensino do IPEN. Entre 2019 e 2024, ocupou o cargo de Diretor Adjunto de Pesquisa e Gerente de Internacionalização no IPEN. Desde 2024, é o Diretor de Pesquisa do IPEN.Como Gerente de Internacionalização, implementou 14 acordos bilaterais com universidades e institutos ao redor do mundo, incluindo a Battelle Energy Alliance, que abrange oito das maiores instituições federais de pesquisa dos EUA. Em 2018, foi responsável pela organização da Escola de Verão André Swieca e da Escola de Ciências Avançadas FAPESP "Laserfrontiers.com", que contou com 141 alunos, dos quais 40 vieram de fora da América Latina. Ele se especializa no desenvolvimento de lasers e atua nos principais segmentos: ressonadores laser, lasers de diodo, guias de onda, materiais para laser, lasers em diversas aplicações e espectroscopia Raman. Em 2017, adquiriu, por meio de um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), um equipamento multiusuário Raman-TERS (AFM) com STM e SNOM, focado em medições e desenvolvimento de nanomateriais. Um dos focos de suas pesquisas são os microplásticos, uma vez que este campo se tornou uma grande preocupação mundial de saúde e um problema de poluição ambiental.Desde 2008, ele também desenvolve fontes de luz em materiais desordenados, conhecidos como "Random Lasers", visando aplicações em dispositivos ópticos. Ele possui 4 cartas-patente e 11 pedidos de patente no total, além de 260 artigos internacionais com mais de 2700 citações e um índice h de 30 (Scopus). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Un laboratorio de bolsillo 
Laboratório de bolso 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 22/03/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Laboratório de bolso


Publicado em 17 de abril de 2017 - Pesquisa FAPESP. Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) descobriram como elevar a eficiência energética do laser aleatório. A técnica abre caminho para o desenvolvimento de laboratórios compactos, portáteis e descartáveis conhecidos como "lab on a chip".

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.