Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas (FCM) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Residência Médica em Pediatria pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Neurociências pela Mcgill University, Canadá (1993); Doutorado em Neurociências pela Mcgill University, Montreal, Canadá (1999) , Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Chefe do Laboratório de Genética Molecular da FCM-UNICAMP. É autora de mais de 255 artigos científicos em periódicos especializados. Já orientou mais de 50 teses e dissertações, sendo mais de 31 teses de doutorado. Participa também ativamente na orientação de alunos de iniciação científica e de pós-doutorandos. Atua na área de neurogenética e biologia molecular aplicada à medicina. Integra os grupos de pesquisa em Epilepsia e Neuroimagem e coordena o Grupo de Pesquisa em Neurogenética. É pesquisadora principal do Brazilian Instituto of Neuroscience and Neurotecnology (www.brainn.org.br) and membro do Comitê Gestor da Brazilian Initiative of Precision Medicine (www.bipmed.org). Já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais por sua contribuição na pesquisa sobre as epilepsias e doenças neurodegenerativas. Presta serviços à comunidade nos ambulatórios dos serviços de Genética Clínica e Neurologia do HC-Unicamp. É membro eleito da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Science, TWAS). Serve como membro da Comissão de Genética da Liga Internacional Contra a Epilpesia (ILAE), participando da submissão de Testes Genéticos e do Consórcio Internacional sobre Epilepsias Geneticamente Complexas. Atua como membro da Comissão de Educação e do Conselho Executivo da "Human Genome Organization" (HUGO). Participa como consultora da Organização Mundial da Saúde na qualidade de "past-president" e membro do Grupo Consultivo Técnico em Genômca (TAG-G). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Unicamp avalia a inclusão do sequenciamento de DNA no SUS |
Mais itensMenos itens |
Ciclo ILP-FAPESP: Genômica no Dia a Dia |
10th BRAINN Congress |
IV Workshop of the Brazilian Initiative on Precision Medicine |
Mais itensMenos itens |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Publicado em 17 de novembro de 2015 - Agência FAPESP. A "Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed)" é um esforço com o objetivo de implantar a medicina de precisão no Brasil. O primeiro produto lançado pela plataforma foi o banco público de dados genômicos, pioneiro na América Latina. Entrevistas realizadas para a Agência FAPESP, em novembro de 2015.
Publicado em 23 de novembro de 2017 - Agência FAPESP. O IV Workshop of the Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed) in conjunction with the III Meeting of the Brazilian Node of the Human Variome Project (HVP-BRAZIL), realizado na FAPESP, reuniu pesquisadores para apresentar resultados de estudos. Houve também o lançamento de um novo portal que reunirá bancos de dados genômicos da América Latina.
Publicado em 15 de maio de 2018 - Agência FAPESP. Banco de dados genômicos da BIPMed amplia abrangência geográfica. Iniciativa pioneira na América Latina, a BIPMed cresceu quase 3.000% desde 2015 e começa a incluir informações de diversas regiões dentro e fora do Estado de São Paulo. Entrevista com Iscia Lopes-Cendes, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) e membro do Comitê Diretivo da BIPMed.