Busca avançada
Ano de início
Entree

Juarez Lopes Ferreira da Silva

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil (1991-1994). Mestrado em Ciências na área de Física do Estado Sólido, pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil (1995-1997), e Doutorado em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.) pela Universidade Técnica de Berlim e Instituto Fritz-Haber da Sociedade Max-Planck, Berlim, Alemanha (1998-2002). Pós-doutorado I no Instituto de Física do Estado Sólido do Centro de Pesquisa de Juelich, Juelich, Alemanha (2002-2004). Pós-doutorado II no Instituto de Química da Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha (2004-2006). Pesquisador Associado no Centro de Ciência Básica do Laboratório Nacional de Energia Renovável, Golden, Colorado, Estados Unidos (2006-2009). Após 11 anos trabalhando no exterior (8 anos na Alemanha e 3 anos nos Estados Unidos), retornou para o Brasil em Agosto de 2009, onde foi Jovem Pesquisador - FAPESP no Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo de 08/2009 - 04/2012, São Carlos, Brasil. Desde 18 de Maio de 2012, é Professor doutor na Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos, São Carlos, Brasil. Em 2013 obteve bolsa de produtividade do CNPq nível 2 (Química), promovido para o Nível 1C (Química) em 2016 e para o Nível 1B (Química em 2020. Desde 2018 é membro do Comitê Executivo do Centro de Inovação em Novas Energias, o qual é financiado pela FAPESP e Shell Petróleo Brasil Ltda. Trabalha na area de Ciência Computacional de Materiais e Química utilizando métodos de primeiros princípios (ab initio) com base na Teoria do Funcional da Densidade para o estudo de superfícies metálicas, adsorção molecular, óxidos, semicondutores, clusters, nanopartículas, etc, e no desenvolvimento de algoritmos para a optimização global da estrutura de nanopartículas. Em 2014 fundou o grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais no Instituto de Química de São Carlos. Várias atividades administrativas foram realizadas desde o início das atividades no Instituto de Química de São Carlos, e.g., Presidente da Comissão de Internacionalização, Membro da Comissão de Pós-Graduação, Representante dos professores doutores na congregação, Membro do conselho do departamento de Físico-Química, etc. Desde 06/2015 é Presidente da Comissão de Informática do Instituto de Química de São Carlos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
FAPESP e Shell financiarão Centro de Pesquisa em Engenharia em Novas Energias 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: