Busca avançada
Ano de início
Entree

Kleber Pinheiro Naccarato

CV Lattes ResearcherID


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pesquisador Titular do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Graduado em Engenharia Eletricista com Ênfase em Computação Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP (1996), Mestrado e Doutorado em Geofísica Espacial / Eletricidade Atmosférica pelo INPE (2001, 2005) e Pós-Doutorado pelo INPE com estágio nos EUA em sistemas de detecção de descargas atmosféricas via sensores de solo e a bordo de satélites (2006-2007). Possui grande experiência na área de detecção e climatologia de descargas atmosféricas integrando diversos projetos científicos com Instituições nacionais e internacionais. Trabalhou de 2006 a 2013 na pesquisa, desenvolvimento de produtos, serviços e assessoria técnica voltados para a proteção contra descargas atmosféricas e seus impactos sociais e econômicos nos diversos setores da sociedade, como energia, construção civil, logística e mineração. Nessa época, foi o criador do Núcleo de Monitoramento e Previsão de Descargas Atmosféricas da FUNCATE, o qual presta assessoria à proteção de estruturas e de vidas humanas contra as descargas atmosféricas. Em 2013, tornou-se servidor público do INPE no cargo de Pesquisador na área de Eletricidade Atmosférica do CCST atuando, principalmente, no monitoramento de descargas atmosféricas no Brasil, suas climatologia a longo prazo (previsões climáticas futuras) e na pesquisa sobre as relações entre a urbanização, queimadas e o aumento da atividade de descargas atmosféricas. Desde 2016 é Coordenador Acadêmico do Programa de Pós-Graduação de Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST), curso avaliado com conceito 6 pela CAPES. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 11/01/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

NACCARATO‚ KP; PINTO JR‚ O.; PINTO‚ I.. Evidence of thermal and aerosol effects on the cloud-to-ground lightning density and polarity over large urban areas of Southeastern Brazil. Geophysical Research Letters, v. 30, n. 13, p. 1674, .

NACCARATO‚ KP; PINTO‚ O.. Improvements in the detection efficiency model for the Brazilian lightning detection network (BrasilDAT). ATMOSPHERIC RESEARCH, v. 91, n. 2, p. 546-563, .

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: