Busca avançada
Ano de início
Entree

José Goldemberg

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 1979 a 1981, Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), 1982 a 1985, Reitor da Universidade de São Paulo de 1986 a 1990, Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Ministro de Estado da Educação do Governo Federal 1991 a 1993, Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo 2002 a 2006. Foi pesquisador no High Energy Physics Laboratory da Universidade de Stanford e professor da Universidade de Paris (França) e Princeton (Estados Unidos) É autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente. Recebeu os Prêmios VOLVO Meio Ambiente 2000, ?KPCB Prize for Greentech Policy Innovators? in 2007, ?Blue Planet Prize? da Asahi Glass Foundation (Japão) 2007. Selecionado pela "Time Magazine" como um dos treze "Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries 2007" ?Trieste Science Prize? da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) em 2010 e Prêmio ?Zayed Future Energy Prize? na categoria Life achievement em 2013. Em 2014 foi condecorado com o Premio ?Guerreiro da Educação? Ruy Mesquita pelo Jornal CIEE Centro de Integração Empresa Escola e o Jornal ?O Estado de São Paulo?. Em 2015 recebeu o Premio da Fundação Conrado Wessel. Foi Presidente da FAPESP Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo de 2015 a 2018. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/09/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Etanol - 1º Bloco


Publicado em 1 de ago de 2015 SP Pesquisa - Etanol - 1º Bloco - O último relatório do IPCC afirmou que na história da humanidade nunca houve tanto CO² na atmosfera. Grande parte dessas emissões é resultado da queima de combustíveis fósseis. O etanol – apesar de ter perdido força no Brasil por conta do Pré- Sal – ainda é a alternativa mais limpa e barata para a gasolina. Para cada tonelada de etanol combustível consumido, 2,3 toneladas de CO² deixam de ir para a atmosfera. Mesmo assim, é preciso tornar a plantação e a colheita mais produtivas, a produção do etanol mais rentável, e diminuir o impacto ambiental em todas as fases do processo. O SP Pesquisa acompanha os trabalhos do Programa de Pesquisa em Bioenergia – BIOEN. Criado em 2008 pela Fapesp, o programa financiou mais de 400 projetos e bolsas que abrangem todas as etapas e aspectos da produção do etanol.

SP Pesquisa - Etanol - 2º Bloco


Publicado em 1 de ago de 2015 SP Pesquisa - Etanol - 2º Bloco - O último relatório do IPCC afirmou que na história da humanidade nunca houve tanto CO² na atmosfera. Grande parte dessas emissões é resultado da queima de combustíveis fósseis. O etanol - apesar de ter perdido força no Brasil por conta do Pré- Sal - ainda é a alternativa mais limpa e barata para a gasolina. Para cada tonelada de etanol combustível consumido, 2,3 toneladas de CO² deixam de ir para a atmosfera. Mesmo assim, é preciso tornar a plantação e a colheita mais produtivas, a produção do etanol mais rentável, e diminuir o impacto ambiental em todas as fases do processo. O SP Pesquisa acompanha os trabalhos do Programa de Pesquisa em Bioenergia - BIOEN. Criado em 2008 pela Fapesp, o programa financiou mais de 400 projetos e bolsas que abrangem todas as etapas e aspectos da produção do etanol.

Um Olhar sobre o Mundo com José Goldemberg


Publicado em 26 de junho de 2018 - TV Brasil, e reapresentado pela Agência FAPESP - Em entrevista a programa da TV Brasil, presidente da FAPESP fala sobre empresas inovadoras, redução de armas nucleares e alternativas para a matriz energética brasileira.

Ex-ministro do Meio Ambiente compara Rio-92 e Rio+20


Publicado em 5 de março de 2012 - Pesquisa FAPESP. O físico José Goldemberg, ex-Ministro do Meio Ambiente, cargo que ocupou em 1992, traça um paralelo entre a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92) e a Rio+20.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página