Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Paula de Freitas

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Mestra e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dr.a. Teresa Sarmento (2018). Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2022-2023), sob a supervisão da profa. Dra. Daniele Henrique Nunes Silva. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba (1996-2021). Coordenadora do Projeto de Pesquisa A compreensão dos indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem em crianças com deficiência mental na escola regular (Auxílio Regular Fapesp, 2009-2011), coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unimep (2010-2011), membro do Conselho de Pesquisa, ensino e extensão da Unimep (2010-2012) e membro do comitê científico da Unimep (2008-2011) e Membro da Comissão Científico-Editorial da revista Saúde em Revista (2009-2011). Orientadora de projetos de iniciação científica com bolsas Pibic e Fapesp. Docente do curso de Mestrado em Educação e do curso de Pedagogia do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) (2012-2014). Professora na Universidade São Francisco - SP, atuando no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas e no Curso de Pedagogia (2015-atual). Membro do NDE do curso de Pedagogia desde 2018. Desenvolve projetos de investigação na área da Educação Especial relacionados aos seguintes temas: escolarização de alunos com deficiência, relações de ensino, inclusão escolar, linguagem e narrativa, com fundamentação nos pressupostos teórico e metodológicos da psicologia histórico-cultural. Coordenadora do projeto interinstitucional A elaboração de conceitos científicos por alunos com deficiência: formação docente e práticas pedagógicas (Edital Ciências Humanas/CNPq 2015-2017), com pesquisadoras da Unimep e do CUML. Coordenadora do projeto 'A pesquisa narrativa com crianças com deficiência: sentidos e possibilidades na/para a educação inclusiva' (Auxílio Regular/Fapesp 2020-2022). Pesquisadora dos projetos Estudos e pesquisas de práticas de letramento matemático escolar e de formação docente (OBEDUC/Capes 2015-2017) e A prática docente e as prescrições curriculares (Edital Universal/CNPq 2019-2021). Pesquisadora do projeto ''Prática de letramento escolar nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a formação docente" (Edital Universal CNPq 2021-2023) e do projeto interinstitucional com pesquisadores de diferentes instituições do país Estudos Brasileiros em Defectologia e Psicopatologia na Teoria Histórico-Cultural (2022-2024). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "As crianças com deficiência intelectual e a escola comum: vivências e sentidos em um cenário pós-pandêmico" (CNPq, bolsa produtividade). Membro do comitê científico da USF desde 2016. Líder do grupo de pesquisa Relações de Ensino e Trabalho docente, certificado pela instituição, cadastrado no CNPq. Editora de seção Educação Especial do Periódico Horizontes/USF e Membro do Corpo Editorial da Revista de Educação Especial/UFSM. Vice-coordenadora do PPGE/USF (2017), coordenadora do PPGE/USF (2018-06/2024) e vice-coordenadora do PPGE/USF (06/2024 - atual). Bolsista Produtividade CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 12/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.