3 | Auxílios à pesquisa concluídos |
1 | Bolsas no país contratadas |
18 | Bolsas no país concluídas |
8 | Bolsas no exterior concluídas |
30 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |
Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1978), tem mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela mesma Universidade (1988; 1995). Realizou pós-doutoramento na Universidade de Paris 8, em 2003, com supervisão de Patrice Pavis, e na Universidade de Lisboa, em 2009. É professora titular sênior do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, atuando nas áreas de teoria e história do teatro contemporâneo. Realizou pesquisas sobre os grupos teatrais dos anos 1970, a encenação brasileira contemporânea, o simbolismo no teatro brasileiro, os processos colaborativos dos anos 1990 e 2000, os conceitos de teatralidade e performatividade referidos às criações dos grupos Teatro da Vertigem e Cia dos Atores, os teatros do real na cena brasileira em sua intersecção com o campo teórico da performatividade e as experiências contemporâneas do teatro em campo expandido. Atualmente desenvolve pesquisa intitulada "Teatralidades dissidentes:políticas da cena contemporânea", com bolsa PQ1B do CNPq. Foi pesquisadora do Departamento de Informação e Documentação Artística da Prefeitura de São Paulo, onde desenvolveu investigações sobre atuação brasileira contemporânea, grupos de criação coletiva, iconografia do Teatro de Arena de São Paulo e teatro de revista. Foi curadora da programação Olhares Críticos da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), de 2013 a 2016, e foi uma das editoras do periódico da mostra, Cartografias MITsp, de 2013 a 2020. Foi coeditora da revista Sala Preta, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA/USP. Traduziu textos de Antonin Artaud, Tadeusz Kantor, Bernard-Marie Koltès e Jan Fabre, além de ensaios de Josette Féral, Érika Fischer-Lichte e Jean-Pierre Sarrazac. É autora de diversos livros e ensaios publicados em periódicos especializados ( Percevejo, Sala Preta, Urdimento, Art Research Journal, Alternatives Théâtrales e Théâtre Public). Suas obras mais recentes são Políticas de cena contemporânea: comunidades e contextos (organizado com José Da Costa, ed. Hucitec, 2024), Teatro da Vertigem (ed.Cobogó, 2018) e Théâtres brésiliens. Manifestes, mises en scène, dispositifs (organizado com Yannick Butel, Presses Universitaires de Provence, 2015). No campo da criação teatral foi dramaturgista do Teatro da Vertigem em BR3 (2006) e Dire ce qu'on ne pense pas dans des langues qu'on ne parle pas (2014). É consultora Ad-Hoc do CNPq , da Capes e da FAPESP. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |