Busca avançada
Ano de início
Entree

Peter Christian Hackspacher

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), Doutorado em Geologia pela TU Clausthal - Alemanha (1979) e Pós-Doutorado pela Univ. Göttingen-Alemanha (1986). Professor Titular em Geotectônica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor Voluntário no DG/IGCE/UNESP e Prof. Visitante na Faculdade de Geologia da UERJ. Professor nos programas de Pós-Graduação i) Geociência e Meio Ambiente IGCE/UNESP, ii) Desastres Naturais FO/Unesp SJC e iii) PPGG FG UERJ. Bolsista Senior CNPq. Líder Grupo Pesquisa CNPq e várias colaborações e intercâmbios internacionais. Coordenador do Nucleo de Espectrometria do DG/IGCE/UNESP. Coordenador Polo do Instituto Estudos Avançados do Mar em Rio Claro, Coordenador de sessões temáticas no EGU e Goldschmidt Tem experiência em Tectônica, Geocronologia, Termocronologia de alta e baixa temperatura (traços de fissão e métodos isotópicos), Modelagem termo-cinemática, Jazimentos metálicos. Atua na América Latina, Europa e África. Participa em projetos financiados por agências brasileiras e estrangeiras. Autor de livros, artigos cientificos e orientador de dezenas de teses e dissertações no Brasil e exterior. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Las sierras del litoral de Brasil se mueven 
As serras do litoral se movem 
Los ecos de la separación 
Échos d’une séparation 
Los ecos de la separación 
Ecos da separação 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Ecos da separação


Publicado em 26 de março de 2015 - Pesquisa FAPESP. Em 2011, geólogos colheram amostras de granito, um tipo de rocha continental, da Elevação do Rio Grande, uma cadeia de montanhas submersas a cerca de 1.300 quilômetros do litoral do Rio Grande do Sul. Pensava-se que essas montanhas seriam resultado da formação do assoalho oceânico e de erupções vulcânicas, portanto, formadas por outro tipo de rocha. Dois anos depois, por meio de um submarino, foram colhidas outras amostras de rochas continentais. A análise dessas rochas reforçou a hipótese de que essa região do Atlântico Sul pode ser um pedaço de continente que teria submergido durante a separação da América do Sul e da África, há 120 milhões de anos.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: