Busca avançada
Ano de início
Entree

Sheila Schvarzman

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Pró-Reitoria Acadêmica  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bolsista Produtividade PQ2 do CNPQ.com a pesquisa sobre "O Cinema Brasileiro Contemporâneo de Grande Público (2000-2021) e o Streaming: Imagens e Sentidos, Caminhos e Limitações. É professora titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, atuando na linha de Pesquisa de Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual. É responsável pelas disciplinas de Cinema Brasileiro, Crítica Cinematográfica, Narrativas Documentárias e Curadoria e Cinema no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ " O Cinema e o Audiovisual no Brasil e o Brasil no Cinema e no Audiovisual". Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq - "Esboços da Nossa Modernidade - Octávio Gabus Mendes e o Cinema"."Cinema Brasileiro: história e preservação" e "Exodus: Núcleo de Estudos sobre Produções Culturais Extemporâneas e Excêntricas na Era dos Extremos: Brasil, América Latina e outras regiões". Tem experiência nas áreas de História do Cinema e do Cinema Brasileiro em particular. História e Historiografia e Memória com foco na escrita sobre a história do cinema, e do Cinema Brasileiro, com ênfase no período Contemporâneo e as produções cinematográficas de grande bilheteria e no streaming. Atua também com as relações entre o Cinema e o Audiovisual e a História com pesquisas sobre o Cinema Israelense e a História Pós-Sionista, Elia Kazan, o Macartismo e a História Americana Contemporânea, a construção da história e da memória nas mídias com ênfase nos trabalhos de Marc Ferro na televisão, o Cinema Educativo e também questões de gênero, com enfoque no trabalho das mulheres no cinema a partir dos anos 1920 e 1930. Realizou ainda pesquisas sobre as relações entre o Rádio, o Disco e o Cinema nos anos 1930 no Brasil. Investigou transposições fílmicas de O Guarani de José de Alencar no período silencioso. Organizou com Fernão Ramos A Nova História do Cinema Brasileiro em 2 volumes onde é autora de 3 Capítulos: O Cinema Silencioso em Minas Gerais, A Guerra Fria e a Presença Americana no Instituto Nacional de Cinema Educativo nos anos 1950 e O Cinema Contemporâneo Brasileiro de Grande Bilheteria. O livro foi indicado para o Prêmio Jabuti em 2019. Prepara biografia documentada de Gustavo Dahl: trajetórias do cinema, trajetórias do Brasil. Coordenadora do Seminário Temático "Cinema no Brasil: a história, a escrita da história e as estratégias de sobrevivência" da Socine - 2020-2022. A partir de 2023, é uma das coordenadoras do Seminário Temático ""Políticas, economias e culturas do cinema e do audiovisual no Brasil". É graduada em História pela Universidade de São Paulo. Estudou com Marc Ferro Cinéma et Histoire na École de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris onde iniciou pesquisas sobre Elia Kazan concluída em Mestrado no IFCH UNICAMP, "Como o Cinema Escreve a História: A América e Elia Kazan. Doutorado em História Social na Universidade Estadual de Campinas (1994/2000), "Humberto Mauro e as Imagens do Brasil". Professora visitante do Departamento de Multimeios da Unicamp, realizou Pós-Doutorado sobre Octávio Gabus Mendes e o cinema de São Paulo nos anos 1920/30: "Esboços da Nossa Modernidade - Octávio Gabus Mendes e o Cinema". (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.