Busca avançada
Ano de início
Entree

Leonardo Querobim Yokoyama

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Instituto do Mar (IMar)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre e doutor em Zoologia pela Universidade de São Paulo (USP), tenho desde o início da minha formação acadêmica buscado entender os padrões e processos no ecossistema de praias arenosas. Atualmente, uma das minhas linhas de pesquisa é a urbanização costeira e seus efeitos nas praias arenosas onde procuro compreender a relação deste processo antrópico e a biodiversidade, avaliando as respostas dos diferentes níveis de organização (indivíduos, populações e comunidades) para inferir futuros efeitos em ambientes menos impactados e meios para sua mitigação. Além disso, dada minha formação de pós-graduação em zoologia, tenho frentes de pesquisas sobre os diferentes aspectos da zoologia de invertebrados marinhos bentônicos, como padrões populacionais, biologia reprodutiva e dieta alimentar. Desde 2013 sou professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e atuo junto aos cursos de graduação do Instituto do Mar, assim como em programas de pós-graduação da própria UNIFESP. Nesta instituição participei, e continuo atuando, no desenvolvimento do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar. Esta vivência permitiu-me perceber a importância da inclusão do aspecto interdisciplinar em minhas pesquisas e nas diferentes orientações. Recentemente, ampliei meu campo de atuação, participando do projeto de extensão Maré de Ciência, que tem como foco capacitar a sociedade para possa compreender a importância da pesquisa como ação transformadora por meio da comunicação e do letramento científico. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: