Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Mercedes Martinez Okumura

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possuo bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1999), mestrado (2002) e doutorado pela mesma instituição (2007). Trabalhei como pesquisadora-curadora no Depto de Antropologia Biológica da Universidade de Cambridge no Reino Unido (2006-2010) e, a seguir, fiz um pós-doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2011-2014). Fui docente do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PPGArq) do Depto. de Antropologia do Museu Nacional-UFRJ (2014-junho 2018). Atualmente sou docente do Depto. de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São paulo e coordeno o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos nesse depto. Tenho experiência na área de Evolução Humana, Bioarqueologia, Antropologia Biológica e Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos bioculturais humanos, estudos microevolutivos humanos, povoamento pré-histórico brasileiro, transmissão cultural em caçadores-coletores e aplicação de métodos estatísticos em arqueologia. Sou Honorary Research Fellow da University of Exeter (Reino Unido) e associada ao Depto. de Biologia Evolutiva Humana (Universidade de Harvard) sob responsabilidade do professor David Reich. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A origem do Homem Americano - 2º bloco


O programa apresenta as novas descobertas sobre a origem do Homem americano. Como a espécie humana chegou a América é um dos mistérios que a Ciência ainda não desvendou. Mas os cientistas do Brasil têm encontrado cada vez mais provas de que a ocupação da América foi muito mais diversificada do que se pensava em décadas passadas. O bioantropólogo Walter Neves mostra os fósseis que confirmam que os primeiros habitantes da América do Sul pertenciam ao chamado Povo de Luzia. O São Paulo Pesquisa mostra como os cientistas investigam os costumes dos nossos ancestrais, e porque os mais recentes achados podem mudar o conhecimento sobre a história pré-colombiana

Pontas pré-históricas de São Paulo são diferentes dos artefatos sulinos


Publicado em 18 de junho de 2012 - Pesquisa FAPESP. As pontas de flecha ou de lança pré-históricas foram encontradas em maior concentração do interior de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Independente do local, todos os projéteis de pedra resgatados nessa vasta área costumam ser rotulados como pertencentes à tradição Umbu, uma cultura arqueológica associada a antigos caçadores-coletores. Porém, o estudo mostra que as pontas encontradas no estado de São Paulo são diferentes das do Sul. Pode ser que essas diferenças estejam relacionadas com distintas culturas.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: