Busca avançada
Ano de início
Entree

Alberto Waingort Setzer

CV Lattes ResearcherID ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá (1973), com mestrado em Engenharia Ambiental - Technion Institute of Technology (1977), doutorado em Engenharia Ambiental - Purdue University (1982) e pós-doutorado no Joint Research Center/EEC, Ispra Itália (1993). Pesquisador Titular do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na CGCT- Coordenação-geral de Ciências da Terra, desenvolvendo projetos operacionais, pesquisas e atividades acadêmicas nos temas de monitoramento de queimadas com imagens de satélites, risco de fogo da vegetação, e meteorologia antártica. Como principais realizações destacam-se as seguintes implementações: rede da NASA de fotômetros solares AeroNet no Brasil (http://gcmd.nasa.gov/records/GCMD_AERONET_NASA.html) na década de 1990, o projeto de Meteorologia Antártica do Brasil (http://antartica.cptec.inpe.br/) de 1984 a 2010 incluindo 25 operações antárticas, e o monitoramento operacional de queimadas/incêndios florestais do PPA-Programa Plurianual do governo (http://www.inpe.br/queimadas/) desde 1985. No passado recente coordenou os seguintes projetos: Mapeamento automático de áreas queimadas com imagens Landsat, financiado pela GIZ-Alemanha por meio do MMA (https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/aq30m); Nova plataforma de monitoramento de queimadas, financiado pelo DEFRA-Inglaterra e Banco Mundial para o MMA; Novo Portal do Programa Queimadas (http://www.inpe.br/queimadas), com recursos BNDES-Fundo Amazônia; Aprimoramento do Risco de Fogo, com recursos FIP e Banco Mundial no MCTIC; Sistema Brasileiro Fogo-Superfície-Atmosfera, da FAPESP-FCT/Portugal, e; Collaborative Effort for Biomass Burning Science Exchange, em conjunto com a University of Maryland, USA, do Programa SPRINT-FAPESP. Entre os 10 autores nacionais mais citados nas décadas 1990-2000 e 2000-2010. Atualmente é pesquisador no Programa Queimadas (PPA-Ação 20V9-2) do INPE (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: