Busca avançada
Ano de início
Entree

Adaptação do código do pré-processador de emissões PREP-CHEM-SRC para o aprimoramento das estimativas de emissões pela queima de biomassa no Brasil

Processo: 16/10137-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Convênio/Acordo: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Pesquisador responsável:Alberto Waingort Setzer
Beneficiário:Daniela de Azeredo França
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/01389-4 - Sistema brasileiro Fogo-Superfície-Atmosfera (BrFLAS), AP.R
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Modelos matemáticos   Biomassa   Queimada   Emissão de gases   Qualidade do ar

Resumo

A queima de biomassa corresponde à principal fonte de emissões antrópicas de gases e aerossóis para a atmosfera na América do Sul. No Brasil, estas emissões decorrem principalmente de atividades relacionadas à agricultura e à pecuária extensiva. Estes poluentes podem afetar a população, como também levar a impactos climáticos significativos, em escala regional e global. Os inventários de emissões são ferramentas cruciais para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas de redução de emissões de poluentes. Além disso, são de grande importância para a modelagem numérica da qualidade do ar, a qual pode fornecer uma contribuição relevante aos estudos sobre os impactos dos poluentes atmosféricos. Este trabalho visa à adaptação do código do pré-processador de emissões PREP-CHEM-SRC para o uso de dados atualizados de biomassa, fatores de emissão e combustão e áreas queimadas, a fim de aprimorar a geração de inventários de emissões associadas à queima da vegetação para o território brasileiro. O PREP-CHEM-SRC é uma ferramenta numérica originalmente desenvolvida para a geração de campos de emissões de gases traço e aerossóis de fontes urbano-industriais, biogênicas, queima de biomassa, vulcânicas, uso de biocombustíveis e queima de resíduos agrícolas e de vegetação em geral, para modelos de transporte regionais e globais. Serão realizadas, também, uma análise quantitativa da incerteza dos inventários produzidos e uma comparação destes inventários com outros disponíveis. Os resultados deste projeto permitirão gerar uma base de dados de emissões de gases e aerossóis provenientes de queimadas, no Brasil. Espera-se que estes produtos sejam úteis ao monitoramento das emissões de queima de biomassa e que sirvam de subsídio ao desenvolvimento de políticas públicas adequadas para a mitigação destas emissões. Estes inventários poderão, ainda, ser utilizados em modelos numéricos de qualidade do ar (como, por exemplo, o modelo que se encontra em operação no CPTEC/INPE), os quais fornecem subsídios para órgãos de saúde em vários estados brasileiros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PANISSET, JESSICA S.; LIBONATI, RENATA; GOUVEIA, CELIA MARINA P.; MACHADO-SILVA, FAUSTO; FRANCA, DANIELA A.; FRANCA, JOSE RICARDO A.; PERES, LEONARDO F. Contrasting patterns of the extreme drought episodes of 2005, 2010 and 2015 in the Amazon Basin. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY, v. 38, n. 2, p. 1096-1104, FEB 2018. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.