Busca avançada
Ano de início
Entree

Guilherme Martins Gelfuso

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Farmacêutico, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (FCFRP-USP). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Bath (Inglaterra) e concluiu Pós-Doutoramento pela FCFRP-USP. É Professor Associado, nível II, do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB). Possui 117 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, 12 patentes depositadas, 1 patente concedida, 1 livro editado e 6 capítulos de livros publicados. Participou da formação de 9 Mestres e 6 Doutores como orientador principal. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UnB (2019-2023), e já atuou como Vice-Coordenador (2017-2019) do Programa. É membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF, 2021-2022), Editor Associado das revistas Frontiers in Drug Delivery e Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, além de ser parecerista ad hoc de vários periódicos nacionais e internacionais e de agências de fomento nacionais. Sua pesquisa é voltada para o desenvolvimento de formulações farmacêuticas, com foco no uso de nanotecnologia, e na aplicação tópica e transdérmica de fármacos. Estuda também o efeito da iontoforese sobre a liberação de fármacos através de membranas biológicas, como pele e mucosas. Coordena o Laboratório de Medicamentos, Alimentos e Cosméticos da UnB (LTMAC), liderando o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com financiamento público ou em parceria com indústrias farmacêuticas e de cosméticos. Tem experiência na coordenação de projetos de grande porte, em que se destaca coordenação de projeto associado à Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (REDE PRÓ-CENTRO-OESTE MCT/CNPq/CAPES/FAPs). Mantém colaborações científicas com pesquisadores da University of Bath, Université de Genève, Universitat des Saarland, Universidade de São Paulo, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Pampa. Recebeu vários prêmios e homenagens, com destaque para o Prêmio CAPES de Tese em 2021 como Orientador. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

MICROPARTÍCULAS COMPREENDENDO MINOXIDIL, PROCESSO DE PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO COMPREENDENDO MICROPARTÍCULAS PI0901659-7 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Renata Fonseca Vianna Lopez; Guilherme Martins Gelfuso; Taís Gratieri - 08 de maio de 2009

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: