Busca avançada
Ano de início
Entree

Guilherme Martins Gelfuso

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Farmacêutico-Bioquímico, Mestre e Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo (FCFRP/USP). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Bath, na Inglaterra, e Pós-Doutorado na FCFRP/USP. É Professor Associado do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/CDT) da UnB. Já atuou como coordenador (2019-2023) e vice-coordenador (2017-2019) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e foi Chefe da Farmácia Escola da Universidade (2012-2014). Membro ativo da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), é o atual Tesoureiro da associação, da qual já foi eleito Presidente (gestão 2023-2024) e membro do Conselho Fiscal (2021-2022). É Editor Associado da revista Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences e parecerista ad hoc de várias agência de fomento e de periódicos nacionais e internacionais. Coordena o Laboratório de Tecnologia Medicamentos, Alimentos e Cosméticos (LTMAC). Sua pesquisa científica é direcionada para o desenvolvimento de formulações farmacêuticas, com foco no uso de nanotecnologia, e na aplicação tópica e transdérmica de fármacos. Estuda também o efeito da iontoforese sobre a liberação de fármacos através de membranas biológicas, como pele, córnea e mucosas. Possui mais de 160 artigos científicos publicados em periódicos internacionais (Fator H = 31), 22 patentes depositadas e 3 delas concedidas, 1 livro internacional editado e 10 capítulos de livros publicados. Já orientou 19 Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado, mais de 20 alunos de iniciação científica e 2 Pós-Doutorandos, e mantém orientações em todos esses níveis. Tem experiência na coordenação de projetos de pesquisa e inovação de grande porte, como projeto associado à Rede Centro-Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Rede Pró-Centro-Oeste MCTI/CNPq/CAPES/FAPs 20142018), projetos dos Editais Temáticos de Demanda Induzida (2021-2024) e BioLearning (2023-Atual) da FAPDF, além projeto com financiamento internacional. Recebeu vários prêmios acadêmicos e científicos, com destaque para o PRÊMIO CAPES DE TESE 2021 (Medicina II), o GRANDE PRÊMIO UnB DE TESE 2022 (Ciências da Vida), ambos como orientador dos trabalhos, e o II PRÊMIO FAPDF DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 2023 (Categoria "Pesquisador Destaque" - Ciências da Vida). Em 2024 entrou na lista da Stanford University e Elsevier dos cientistas mais influentes no mundo. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
BV em números * Dados atualizados em 23/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

MICROPARTÍCULAS COMPREENDENDO MINOXIDIL, PROCESSO DE PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO COMPREENDENDO MICROPARTÍCULAS PI 0901659-7 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP).. Renata Fonseca Vianna Lopez; Guilherme Martins Gelfuso; Taís Gratieri - 01 de janeiro de 2009

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.