Busca avançada
Ano de início
Entree

Wagner Farid Gattaz

CV Lattes ResearcherID ORCID


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Wagner F. Gattaz possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1975), doutorado em Medicina (1979) e livre-docência em Psiquiatria (1983), ambos pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Possui os títulos de especialista em Psiquiatria e em Psicoterapia conferidos, ambos, pelo Conselho Alemão de Medicina. De 1984 a 1996 foi Professor de Psiquiatria na Universidade de Heidelberg e médico chefe do Instituto Central de Saúde Mental na mesma Universidade. Desde 1996 é Professor Titular de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Diretor do Laboratório de Neurociências do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Desde 1998 vem sendo eleito membro do conselho deliberativo do Hospital das Clínicas da FMUSP e em 2006 assumiu a Presidência do Conselho Diretor do IPq. Membro da Academia Brasileira de Ciências e representante das áreas da saúde em seu Conselho Consultivo, Membro da academia de Ciências de Heidelberg, Alemanha, Membro honorário da Academia Paulista de Medicina e Sócio Honorário da Sociedade Alemã de Psiquiatria Biológica. Foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República (2006). Recebeu inúmeros prêmios destacando-se em 2009 o Prêmio de Pesquisa da Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica (World Federation of the Societies of Biological Psychiatry), entidade que representa 65 países, e no mesmo ano o Burghoelzli Prize for Clinical and Epidemiological Psychiatry, da Universidade de Zurique, Suíça. Em 2012 recebeu o Prêmio Jabuti 54ª Edição na categoria Ciências da Saúde pela Câmara Brasileira do Livro. Na World Federation foi nomeado co-chairman da Taskforce para o Tratamento da Esquizofrenia e membro da Taskforce para Transtorno Bipolar. Na World Psychiatric Association é membro da Sessão de Farmacopsiquiatria e da Sessão de Genética Psiquiátrica. Possui mais de 500 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais; esses trabalhos receberam mais de 12.000 citações na literatura científica, resultando num índice H = 60. Editou 6 livros internacionais e escreveu dezenas de capítulos em livros nacionais e internacionais. Orientou até o momento 41 teses de pós-graduação. Pertence ao corpo editorial de diversos periódicos científicos, foi co-editor da série de livros Advances in Biological Psychiatry (Karger Vienna). Durante 25 anos foi Managing editor do European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience (1986-2011) e do Archives of Clinical Psychiatry (1996-2021). Suas áreas principais de pesquisa são o Tratamento e a Reabilitação Psiquiátricas, a Farmacoterapia, a Farmacogenética e a Neurociência, notadamente nos quadros de Depressão, Esquizofrenia e doença de Alzheimer. Na ultima década vem também se dedicando à pesquisa da detecção e prevenção de desordens mentais ligadas ao trabalho. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Falta de armonía celular 
Desarmonia celular 
Desarmonia celular 
Um quebra-cabeça em construção 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Acervo Análise serial da expressão gênica (SAGE) Antidepressivos Aquisição de materiais Atividade enzimática Barreira hematoencefálica Biblioteca universitária Bibliotecas Biomarcadores Ciência da Computação Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Ciências Humanas Ciências da Saúde Citocromo P-450 Classificação de doenças Classificação Clomipramina Clozapina Colesterol Comportamento sexual Computadores Córtex pré-frontal Cromatografia líquida de alta pressão Cultura de células Degeneração neural Demência Depressão Diagnóstico precoce Doença de Alzheimer Doenças cerebrais Drogas ilícitas Eletroconvulsoterapia Engenharia Civil Engenharias Epidemiologia Epilepsia Equipamentos e provisões Espectroscopia de ressonância magnética nuclear Esquizofrenia Estruturas Estudantes Expressão gênica Farmacocinética Farmacodinâmica Farmacogenética Farmacologia Bioquímica e Molecular Farmacologia Cardiorenal Farmacologia Fisiologia de Órgãos e Sistemas Fisiologia Fisiopatologia Fluidez de membrana Fluoxetina Fosfolipases A2 Fosfolipases A Fosfolipídeos Genética Humana e Médica Genética Hipocampo Idosos Imagem por ressonância magnética Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Institutos de pesquisa Intercâmbio de pesquisadores Laboratórios Lipídeos de membrana Livros Lobo frontal Medicina Memória (psicologia) Modelos animais de doenças Modernização Neurociências Neurônios Neuropsicofarmacologia Neuropsicologia Neuropsiquiatria Olanzapina PLA2 Plaquetas sanguíneas Polimorfismo de um único nucleotídeo Polimorfismo genético Potenciais evocados visuais Potencial evocado Projetos de infraestrutura Proteômica Psicofisiologia Psicologia Psiquiatria Quinase 3 da glicogênio sintase Receptores dopaminérgicos Recursos para a pesquisa Rede elétrica Redes de computadores Reforma Reserva técnica Saúde Coletiva Serviços de informação Servidores de rede Sistemas de Computação Técnicas e procedimentos de laboratório Tecnologia Transmissão sináptica Transtorno bipolar Transtornos da memória Transtornos neuropsicológicos Transtornos psicóticos Universidades Usuários de drogas Variação contingente negativa
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: