Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexy Gaione Viegas de Araújo

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Produção Musical (PUCPR, desde 2020), tendo atuado também nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música Popular (UNESPAR | 2019-2022) para as disciplinas de Piano e História da Música. Concluiu Pós-Doutorado em Música (USP | 2022), com pesquisa em Análise Musical e Recursos Tecnológicos; Doutor em Música (USP | 2017) com duplo estágio sanduíche (ULaval-Canadá, 2015; e CUNY-Estados Unidos, 2015-2016), na área de Teoria e Análise Musical; Mestre em Música (UFPR | 2010), na área de Interpretação/Processos Criativos; possui dupla pós-graduação, incluindo Metodologia do Ensino do Piano (UNIBF, 2024) e Performance em Música Popular - Ênfase em Piano (FaCIENCIA, 2024); Bacharel em Música Popular (2008 | UNESPAR-FAP) ; com formação em Arranjo (2006) pelo Conservatório de MPB de Curitiba (CMPB). Atua nas seguintes áreas: 1) Teoria Musical; 2) Análise Musical; 3) Interpretação (Piano). Na área de Teoria e Análise Musical, desenvolveu dissertação de Mestrado (2009-2010) e tese de Doutorado (2014-2017) sobre a relação de Stravinsky com a Música Popular Americana. Realizou visita técnica (2016) ao Instituto Paul Sacher, na Suíça, onde trabalhou com manuscritos originais de Stravinsky. Produz artigos científicos e apresenta palestras sobre questões estéticas e teóricas na música de Stravinsky. Na área de Música e Tecnologia, atuou como consultor (2019) para a criação do novo curso de Produção Musical (Bacharelado em Música), da PUC-PR. Em seu Pós-Doutorado (USP), investigou suportes tecnológicos para o benefício da Análise Musical. Realiza trabalhos de gravação, edição, mixagem e masterização de som e música no Estúdio/Produtora 3x7 (Curitiba-PR) - com participação na gravação do disco Quebranto (2016), de Yamandú Costa e Alessandro Penezzi (álbum vencedor do XXIX Prêmio da Música Brasileira) - edição de áudio e programação (Airto Moreira, Flora Purim, Luisa Camargo Mariano, Marcelo Mariano, Projota), trilhas sonoras originais (Cinema e Publicidade) e produção musical para novos artistas locais. Ministrou o curso "DAW para iniciantes: Gravando e Editando Áudio e MIDI" na 38 Oficina de Música de Curitiba (2021) e na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (2021). Na área de Composição e Arranjo, sua obra intitulada Música para o Corredor das Ilusões (2017) foi apresentada na exposição Circonjecturas, do artista plástico Rafael Silveira, entre maio e agosto de 2017 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (a mesma exposição foi exibida no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, 2018 e na Caixa Cultural de Brasília-DF, 2019). Ainda como compositor, sua obra Frevo (2007) foi apresentada na final nacional no Prêmio Furnas Geração Musical (2008) pelo conjunto instrumental Conversa Afiada, do qual fez parte como pianista. Com a mesma obra, obteve o primeiro lugar no I Concurso de Composição da FAP, em (2008). Atuou na docência de nível superior na Universidade Federal do Paraná (UFPR | Estágio Docente), onde lecionou as disciplinas de Editoração Musical, Piano e Arranjos Instrumentais (2009-2010); foi professor de Harmonia no Conservatório de MPB de Curitiba (CMPB, 2011-2012). Parecerista de publicações e comunicações na subárea Teoria e Análise Musical para o EITAM e Congressos da ANPPOM. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.