Busca avançada
Ano de início
Entree

Guilherme Defante Telles

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Pesquisador de pós-doutorado (FAPESP) no Instituto de Biologia da UNICAMP, atuando no Laboratório de Biologia do Envelhecimento, sob supervisão do Prof. Marcelo A. Mori e co-supervisão do Prof. Mark Febbraio. Desenvolve o projeto "Mecanismos Antitumorais de Vesículas Extracelulares Induzidas pelo Exercício Físico no Câncer de Mama: Potencial Papel dos miRNAs do Tecido Adiposo", em colaboração com o Centro de Estudos em Exercício e Oncologia (CEEO), no CAISM-UNICAMP. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2011-2016), com três iniciações científicas e estágio de pesquisa na Australian Catholic University (2015), sob supervisão do Prof. John A. Hawley. Obteve o título de Mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP (2017-2019), no Laboratório de Adaptação ao Treinamento de Força, com período de mestrado sanduíche na Australian Catholic University (2018-2019), também sob supervisão do Prof. John A. Hawley. Doutor em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, desenvolvendo o projeto "Efeitos do Treinamento Combinado na Expressão de miRNAs Circulantes em Mulheres com Câncer de Mama antes do Tratamento", em parceria com o CAISM-UNICAMP. Realizou estágio de pesquisa no exterior (doutorado) na Monash University, sob supervisão do Prof. Mark Febbraio. Sua atuação científica abrange a interface entre exercício físico, biologia molecular e oncologia, com foco nos mecanismos epigenéticos e na comunicação celular mediados por vesículas extracelulares e miRNAs. Tem experiência consolidada na investigação dos efeitos do exercício físico no câncer de mama, integrando abordagens de biologia molecular, envelhecimento e oncologia. No contexto acadêmico, atua no desenvolvimento, execução e análise de ensaios clínicos, investigando os efeitos do treinamento físico em pacientes oncológicos, com ênfase na aplicação do exercício como intervenção terapêutica. Sua pesquisa inclui a avaliação de desfechos fisiológicos e moleculares, além da integração de dados clínicos com análises translacionais. Além da pesquisa acadêmica, dedica-se à divulgação e comunicação científica, com experiência na produção de conteúdos científicos para diferentes públicos, incluindo a gravação de vídeos e palestras sobre exercício e câncer, bem como no desenvolvimento de mentorias para desenvolvimento de habilidades de comunicação científica para universidades e empresas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Final do FameLab Brasil 2018 - Guilherme Telles


Publicado em 10 de maio de 2018 - Agência FAPESP. Atualmente, Guilherme Telles é aluno do programa de pós-graduação em Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP), onde é bolsista com financiamento da FAPESP. Sua área de concentração está em Estudos Biodinâmicos da Educação Física e Esporte, com enfoque em adaptações moleculares ao treinamento físico. O FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e é realizado em 32 países pelo British Council. É considerado, hoje, uma das maiores competições de comunicação científica do mundo.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.