Busca avançada
Ano de início
Entree

Michel Xocaira Paes

CV Lattes ORCID


Fundação Getúlio Vargas (FGV). Escola de Administração de Empresas (EAESP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Administração pela Universidade de Sorocaba (2005), realizou MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da USP (2010), Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental na área de Saneamento pela UNESP (2013) e Doutorado em Ciências Ambientais também pela UNESP (2018). Atuou como Coordenador de Meio Ambiente e Assessor de Gabinete da Prefeitura Municipal de Piedade, Diretor Técnico Operacional do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CISAB- SMT), Assessor Técnico da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA), Professor colaborador da disciplina Saneamento e Gestão Integrada de Resíduos da UFSCar campus Sorocaba e Pesquisador da Unesp campus Sorocaba. Como Coordenador de Meio Ambiente e Assessor de Gabinete (durante os anos de 2009 a 2012), representou o município em diversos Grupos de Trabalhos e Câmaras Técnicas do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH SMT) e foi também conselheiro de duas unidades de conservação do estado (Parque Estadual do Jurupará e APA de Itupararanga). Entre 2018 e 2022 foi também Pesquisador Pós Doc do Departamento de Gestão Pública (GEP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/ EAESP). Atualmente é Pesquisador Associado do Centro de Infraestrutura & Soluções Ambientais (FGV/ CEISA) e Pesquisador Pós Doc da Universidade de Ghent (Bélgica) trabalhando no Projeto ORIENTING do Programa HORIZON da União Europeia. Tem experiência nas áreas de Administração e Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Urbano e Ambiental, Políticas Setoriais Municipais e Regionais, Gestão Integrada de Resíduos, Economia Circular, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Sustentabilidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Economia circular: comunidade amazônica transforma resíduos em insumos


Publicado em 27 de agosto de 2021 - Agência FAPESP. Carauari (AM) é um município situado à margem do rio Juruá, com 28 mil habitantes, sendo 21.500 na área urbana e 6.500 nas áreas rurais e florestais adjacentes. Com apoio de organizações não-governamentais, universidades e empresas parceiras, populações de pequenos municípios estão praticando uma economia circular autossustentável, na qual os resíduos são convertidos em recursos. A integração da cogestão e da economia circular é um caminho para fortalecer e expandir a urbanização sustentável vinculada às agroindústrias baseadas na biodiversidade e à proteção da floresta.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: